sexta-feira, 19 de novembro de 2010

História e memórias da educação em Pernambuco

História e memórias da educação em Pernambuco - Organizador: Edilson Fernandes de Souza
108 páginas - Editora da UFPE

Por que leu este livro?
Porque sou professora em Pernambuco e achei a tematica interessante, trata-se de uma coletanea de seis pequenos textos (artigos) todos falando de diferentes realidades educacionais, achei a ideia massa, a linguagem dos autores muito boa, o preço acessivel, então fui ler, e não me arrependi.

O livro é sobre...
É como o titulo já anuncia: episódios sobre a história da educação no estado de Pernambuco, no Brasil, nele nós encontramos primeio um texto que fala sobre como o livro foi escrito, exclarecendo um pouco sobre o pensamento do organizador e dos autores dos artigos/texto, aliás, todos os textos são resultado de dois anos de pequisa de seus autores, mas apesar de serem textos de origem acadêmica não deixam de ser de simples leitura e acessiveis ao público geral.

Um deles fala sobre um colegio de freiras, como funcionava e as suas diretrises educacionais, quem frequentou escolas assim logo se identifica, outro sobre a educação de mulheres negras no interior do estado, que nos faz refletir sobre a condição social e sua relação com a cor, um outro sobre a educação para o lazer em outra cidade do interior (na minha opinião o melhor texto).
O que achou mais interessante?
A forma como os autores escreveram de forma simples e clara sobre seus objetos de estudo, achei ótimo também conhecer outras realidade educativas que não a minha, como funciona um colegio de freiras, como funciona um colegio judeu, os caminhos da educação no interior de Pernambuco e as diferentes pessoas que se envolvem nessa tarefa tão dificil que é educar!

Pontos fracos?
Em alguns artigos os outores citam que analisaram imagens, no entanto nenhuma delas aparecem no livro, o livro é carente de imagens, nada nem uma. Se fala das mulheres de interior, mas não há fotos, de jogos de futebol e de tantas outras coisas e cade as imagens. No artigo/texto em que o tema é a escola de freiras a autora analisa imagens, mas não mostra as imagens que analisou.

Para quem indica?
Para qualquer pessoa que tenha curiosidade de saber um pouco mais dos caminhos da educação no Brasil e que ache o que os jornalistas falam insuficiente, afinal trata-se de um livro que apresenta 5 pesquisas de dois anos, trabalhos consistentes, escritos de forma fácil e clara, mas sem descuidar do conteúdo.

Nota?
Dou 9. Achei uma temeridade que em um texto onde a autora analisa imagens ela não disponibilize as imagens analisadas, muito embora isso não desmereça a pesquisa dela e a forma como ela escreve e derivativos.

Jacilene









Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...