quarta-feira, 24 de junho de 2009

Por que ler os clássicos?

Por que ler os clássicos? - Ítalo Calvino
279 páginas - Companhia das Letras
Tradutor: Nilson Moulin
Gênero: Ensaio

Por que leu este livro?
Os clássicos são livros que exerceram influência particular em mim. São inesquecíveis, como foi o caso de Emília no País da Gramática, um clássico pra mim.
Sabia que havia, neste livro, clássicos que eu nunca havia lido. os clássico lidos na juventude ficaram como o primeiro beijo e o primeiro encontro.
Calvino faz mais do que história literária, ele brinca com Shakespeare, Voltaire, Borges, Henri James, dentre outros, e faz com que nos coloquemos em outro ponto de leitura, sem tanta reverência. Estimula a pensar de forma nova, divertida.

O livro é sobre...
Uma coletânea de ensaios bem humorados, críticas, resenhas pelo mundo dos clássicos. É uma viagem.

Pontos fracos?
Eu não ter lido três dos autores clássicos tratados: Montale, Ponge e Gadda.
Também achei fraco, por Calvino não conhecer autores brasileiros ou não considerar clássicos: Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, a literatura infantil de Monteiro Lobato, dentre outros.

O que achou mais interessante?
A forma desenvolta, íntima com que Calvino aborda os autores clássicos.

Para quem recomenda?
Para quem se interessa por literatura, tem curiosidade sobre clássicos que nunca leu e tem vontade de se aproximar.

Que nota você dá?
Dou nota 10

Bea - Compulsão Diária

8 comentários:

Luiz Vita disse...

Bea,
Parabéns pelo texto. Calvino é um grande escritor. Leia dele "Os Amores Dificeis", depois "O Barão nas Árvores" (depois todo os outros que ele escreveu, claro). Tenho certeza que seu queixo vai cair e você vai querer ler a obra completa dele.

Pedrita disse...

eu amo calvino, mas acabei não lendo tudo q ele mencionou pq como vc não tinha lido os livros q ele comentava e achei que não fazia sentido eu ler o q não tinha lido ainda. eu peguei emprestado da minha irmã e já a avisei q daqui há uns anos vou pegar emprestado de novo pra ver se já li mais alguns. beijos, pedrita

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu nunca li nada dele e agora com o comentário do Ex-critor fiquei com muita vontade de lê-lo. Vou providenciá-los.

Valeu a dica Bea.

Abracos

Marina G. disse...

Adoro os clássicos, acredito que gostaria desse livro. Infelizmente não fala dos nacionais, os quais sou loucamente apaixonada.
Beijos meninas(os) :*

Vanessa Anacleto disse...

Sou louca pra ler este livro há séculos! Mas não acho qdo vou á sebo , livrarias e afins. Nem digitalizado eu achei.

Excelente resenha.

Abraço

Art'palavra disse...

CD - Bea -Criatura Divina: gostei da sua reflexão acerca de Calvin0; tenho quase tudo dele; admiro-o bastante,embora ele não tenha selecionado nenhum escritor brasileiro entre os classicos da literatura. Bjos.

Dulce Miller disse...

Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler também! :)

Beijos, meninas!

Tucha disse...

Andei namorando o livro na livraria e terminei indo pra outra opção... especialmente porque achei que seria um livro que me levaria a muitos outros, como foi A Verdade das Menira do Vargas Llosa... e preciso resistir a tentação... o orçamente não aguenta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...