quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O HOMEM DO MÊS - O QUINZE - 1808

1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil - Laurentino Gomes
414 páginas - Editora Planeta
Gênero - Crônica Histórica

Por que resolveu ler este livro?
Sempre tive curiosidade sobre a vinda de Dom João VI ao Brasil e os frutos da sua estada aqui.

O livro é sobre...
Trata dos motivos que ensejaram a fuga da família real portuguesa rumo ao Brasil e das medidas que foram adotadas durante os treze anos em que Dom João VI permaneceu em terras brasileiras. Apresenta, no formato de crônica, uma série de fatos que ajudam a compreender esta parte da história brasileira.

O que achou mais interessante?
A linguagem empregada. Não é um livro didático. É um livro escrito em linguagem jornalística, lembrando muito as boas crônicas, além de ser fruto de dez anos de pesquisas realizadas pelo seu autor e da leitura de mais de 150 livros sobre a família real portuguesa. Outrossim, a narrativa é fluente, inteligente e cativante.

Pontos fracos?
Nenhum.

Para quem indica?
Indico a todos os brasileiros que se interessem pelo Brasil e queiram compreender onde surgiram muitas das atuais mazelas político-administrativas e expulsar velhos mitos sem qualquer fundamento histórico.

De um a dez, qual nota você dá?
Dez, sem a menor dúvida.



23 comentários:

Pedrita disse...

eu li da lilia schwartz a longa viagem da biblioteca dos reis que fala desse período e é muito interessante. ela igualmente escreve em uma linguagem fluente e muito interessante mesmo sendo antropóloga da usp. beijos, pedrita

Frodo disse...

Esse livro é básico para quem quer entender como nos tornamos quem somos. Se a corte não tivesse mudado para o Brasil, muita coisa seria diferente hoje em dia.
Ótima pedida.

Andressa disse...

É um livro muito bom, sem dúvidas. Muitas informações nele são inéditas e intrigantes.
Mas, em minha opinião, o autor nos cansa com alguns dos capítulos. Tanto que deixei uns três ou quatro sem ler.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

É um livro que deveria que todas as pessoas devem ler para entender o mínimo desta importante parte da história do Brasil. É um livro louvável e obrigatório.

*Renata disse...

Fiquei curiosa...
acho que vai ser minha proxima aquisicao!

Esther disse...

AMEI! Tava só esperando alguém fazer um post aqui pra ver se valia à pena comprar o livro! :)

Georgia disse...

Oi Mário, legal você por aqui.

A dica é ótima. Jáouvi falar muita coisa boa desse livro. E deve ser uma super história e um banho de informacoes.

Valeu.

Um grande abraco

Mário disse...

Geórgia, eu quem agradeço a gentileza do convite. Obrigado de coração. Sucesso sempre!

luzdeluma disse...

Legal que este livro consta no projeto "Livro para todos" - http://www.livrosparatodos.net/livros-downloads/1808.html - como dizem por aí: de graça é mais gostoso!! Boa semana! Beijus

Mirella disse...

Esse livro é mesmo sensacional, li no ano passado e super recomendo. Ele tem meio jeitão de documentario, mas é uma ótima leitura...
Boa dica!
Abs

Cristiane disse...

Há um bom tempo tenho visto esse livro na estante dos livros de História do meu irmão, sempre adiando para ler até que o Mário leu e gostou muito, eis aqui uma boa dica de leitura, que pretendo lerem breve.

Muito boa participação Mário, e como já te disse Georgia, esse blog é uma grande iniciativa!

Beijos, Cris

Carlos Emerson Jr. disse...

Está na minha fila de leitura. E lembrando que Nova Friburgo só existe graças a genial maluquice de D.João que resolveu trazer 200 famílias de Fribourg, na Suiça, para colonizarem estas terras frias aqui do sudeste.

Aninha Pontes disse...

Uma boa dica Mário.
Acho que todos nós brasileiros ainda temos muito que saber sobre nossa terrinha amada, e seus ocupantes.
Um beijo

Odele Souza disse...

Boa participação Mário. E este livro aqui indicado por você tem o mérito de nos mostrar muito da História do Brasil. Uma história fascinante.

Um abraço.

Magui disse...

Eu tenho este livro.Realmente é como vc descreveu no texto.Uma leitura obrigatória para quem quer entender o Brasil.Se não para saber o ponto de partida na construção desse país.

Adelino disse...

Mário, eu ganhei o livro no ano passado. Gostei em parte, porque tem alguns capítulo um pouco cansativos. Achei que era impressão só minha, mas a Andressa disse algo semelehante.
Um grande abraço. Feliz domingo.

Du disse...

hummmmm...vontade de ler!
Valeu a dica, Mario.

Esse blog é muito bom, já haviam me indicado mas não pude vir antes. Parabéns!

Beijos

Vanessa disse...

Estou com este livro aqui para ler e ainda não tive tempo. Agora deu vontade!

Jussara Gehrke disse...

estou como a Vanessa, o livro está aqui na minha 'fila de espera', pretendo ler nos proximos dias, já faz tempo que ganhei, mas só folhei, acho que agora me animei.

legal Mario!

Sergio disse...

Ola!!

Bem interessante, sem duvida comprarei..desde Carlota Joaquina, passei a me interessar sobre o que aconteceu nesse tempo.


Um abraço

anamaria disse...

Quando a Veja recomendou nós compramos porque ficamos curiosos e foi uma ótima pedida. Realmente o autor explica de forma simples porque somos do jeito que somos. E mostra que não foi só d.Pedro II que era apaixonado pelo Brasil. D.João também não queria ir embora. Ele também se apaixonou pelo Brasil e sofreu por ter de partir.

Estantes e armários disse...

Tirei o início da noite para comentar os livros, hehehehe...
Por não ser didático, achei tão cansativo...
Mas, recomendo a leitura, com certeza!

anamaria disse...

li ´quando foi lançado e gostei muito. Agora comprei do mesmo autor 1822 e acredito que siga o mesmo estilo. Espero ler comentários em breve. Parabéns pelo blog. Abçs;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...