sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A CRISTALEIRA - livro ajuda criança a superar separação dos pais

A cristaleira - Graziela Bozano Hetzel
24 páginas - Ediouro
Gênero - infanto juvenil

Por que leu este livro?
Ele é um livro bem conhecido e havia ganho o premio Jabuti.

O livro é sobre...
O livro fala de um tema muito doloroso para a criança, mas muito comum nos dias atuais: a separação dos pais e a guarda dos filhos.

O móvel antigo da casa da avó serve para guardar louças e cristais.  É o objeto de sedução da pequena Marina, que ouve a discussão entre pai e mãe e sabe que deve decidir com quem vai ficar, um ou outro, na separação.

O pai, para ela, é um misto de "herói e bandido, amor e medo". A mãe é uma "figura meio vaga, (que) pouco pede e pouco dá". A avó, em cuja casa se encontra, é "sempre igual. Voz serena, colo quente e macio", que tudo sabe, sem que a neta nada lhe dissesse sobre "as brigas ou os silêncios". O diálogo entre elas se estabelece, sobretudo, pela fantasia das histórias que contava e dos objetos da natureza que amavam: pavões, arco-íris, joaninhas e paineiras floridas."

O que achou mais interessante?
Que a partir do nome do livro, A cristaleira, estabelece-se a metáfora de união entre as gerações.

Pontos fracos?
Nao tem.

Para quem indica?
Para s famílias que estão passando por uma separação, as que já passaram e precisam conversar com seus filhos sobre isso. 

De um a dez, qual nota você dá?
10.

Gostou do livro? Conhece algum outro que trate do mesmo tema?

Comente!

4 comentários:

Pandora disse...

Esse livro é TUDO!!! Muitoooo... Infinitamente lindo!!! Li ele muitas vezes durante minha infância, não só eu como minhas amigas que frequentavam a blibioteca comigo!!!

Guardo boas recordações dele, tem um sabor agridoce na boca, mas passados tantos anos o que predomina o doce do reencontro!!!

Adorei revelo por aqui... Indico totalmente também!!!

Parabéns Adriana pela dica!!!

Claudia Magnólia disse...

Adorei a dica. tenho uma amiga que está se separando, vou indicar. Beijos

Mylla Galvão disse...

Hummmm... Vou procurar para ler e falar para o marido ler tb...
Sabe? Ele se separou da mulher e deixou 4 filhas...
Mto doloroso tudo isso, para as crianças!
Obrigado pela dica!

bjo garotas!

Anônimo disse...

Um livro sobre esse assunto é sempre muito bem-vindo. Esses temas devem ser ainda muito mais discutidos pela sociedade para ajudar pessoas nessa situaçao. Pelo que li ali Marina teria que decidir se ficava com o pai ou a mae? Isso sim é uam tragedia. Nao deve caber a criança essa decisao e sim aos pais. Para a criança é uma dor imensa fazer essa escolha e se sentir magoando um ou outro. Sao os adultos que devem ponderar o que vai ser melhor para a criança ou ter uma guarda compartilhada se os pais forem amigos e tal. Enfim.. tema muito bom. Vou procurar o livro.
Beijos,
Cam

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...