24 páginas - Ediouro
Gênero - infanto juvenil
Por que leu este livro?
Ele é um livro bem conhecido e havia ganho o premio Jabuti.
O livro é sobre...
O livro fala de um tema muito doloroso para a criança, mas muito comum nos dias atuais: a separação dos pais e a guarda dos filhos.
O móvel antigo da casa da avó serve para guardar louças e cristais. É o objeto de sedução da pequena Marina, que ouve a discussão entre pai e mãe e sabe que deve decidir com quem vai ficar, um ou outro, na separação.
O pai, para ela, é um misto de "herói e bandido, amor e medo". A mãe é uma "figura meio vaga, (que) pouco pede e pouco dá". A avó, em cuja casa se encontra, é "sempre igual. Voz serena, colo quente e macio", que tudo sabe, sem que a neta nada lhe dissesse sobre "as brigas ou os silêncios". O diálogo entre elas se estabelece, sobretudo, pela fantasia das histórias que contava e dos objetos da natureza que amavam: pavões, arco-íris, joaninhas e paineiras floridas."
O que achou mais interessante?
Que a partir do nome do livro, A cristaleira, estabelece-se a metáfora de união entre as gerações.
Pontos fracos?
Nao tem.
Para quem indica?
Para s famílias que estão passando por uma separação, as que já passaram e precisam conversar com seus filhos sobre isso.
De um a dez, qual nota você dá?
10.
Adriana - http://saiacurta-nana.blogspot.com/
Gostou do livro? Conhece algum outro que trate do mesmo tema?
Comente!
4 comentários:
Esse livro é TUDO!!! Muitoooo... Infinitamente lindo!!! Li ele muitas vezes durante minha infância, não só eu como minhas amigas que frequentavam a blibioteca comigo!!!
Guardo boas recordações dele, tem um sabor agridoce na boca, mas passados tantos anos o que predomina o doce do reencontro!!!
Adorei revelo por aqui... Indico totalmente também!!!
Parabéns Adriana pela dica!!!
Adorei a dica. tenho uma amiga que está se separando, vou indicar. Beijos
Hummmm... Vou procurar para ler e falar para o marido ler tb...
Sabe? Ele se separou da mulher e deixou 4 filhas...
Mto doloroso tudo isso, para as crianças!
Obrigado pela dica!
bjo garotas!
Um livro sobre esse assunto é sempre muito bem-vindo. Esses temas devem ser ainda muito mais discutidos pela sociedade para ajudar pessoas nessa situaçao. Pelo que li ali Marina teria que decidir se ficava com o pai ou a mae? Isso sim é uam tragedia. Nao deve caber a criança essa decisao e sim aos pais. Para a criança é uma dor imensa fazer essa escolha e se sentir magoando um ou outro. Sao os adultos que devem ponderar o que vai ser melhor para a criança ou ter uma guarda compartilhada se os pais forem amigos e tal. Enfim.. tema muito bom. Vou procurar o livro.
Beijos,
Cam
Postar um comentário