segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Por que agimos como agimos?

Por que agimos como agimos?- Tim Lahaye
369 páginas - Editora: Press Abba
Tradução: Pr. João Bentes

Por que leu este livro?
Já tinha lido a respeito da teoria dos 4 temperamentos no livro 'Mulher controlada pelo Espírito' da Beverly Lahaye. Meses depois, estava passando por uns problemas e uma amiga me sugeriu ler 'Temperamento controlado pelo Espírito' para entender melhor a mim e à minha família. Quando fui à livraria, descobri que o livro foi expandido, dando origem a 'Por que agimos como agimos'.


O livro é sobre...
Sobre os 4 temperamentos básicos - Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático – e suas combinações, com seus pontos fortes e fracos. Fala sobre como podemos deixar o Espírito Santo dirigir nossas vidas de forma que as fraquezas do temperamento diminuam e as forças se evidenciem ainda mais. Essa teoria é antiga e foi proposta por Hipócrates. O autor a aprofundou do ponto de vista bíblico e criou até alguns testes de temperamento - uma versão simplificada é apresentada no livro.

O que achou mais interessante?
Identificar-me nas descrições do autor sobre os temperamentos. Às vezes, parecia que ele estava falando especificamente de mim ou de algum conhecido. Eu sou predominantemente colérica, com traços do temperamento melancólico. Quando ele diz que o colérico é 'prático' eu ri, porque vivo dizendo pra minha mãe que ela deve ser mais prática, rs. E essa foi só uma das situações com que me identifiquei, porque a cada capítulo alguma coisa se encaixa na minha vida como uma luva.


Pontos fracos?
Não sei se é exatamente um ponto fraco, mas fiquei com a tendência de examinar todas as pessoas à luz dessa teoria. O autor faz isso, para ele o temperamento é o fator mais influente do comportamento humano e, apesar de dar certo pra mim, não sei se concordo que isso acontece com todas as pessoas. Também achei vários erros na edição, inclusive em uma parte que estava falando de um temperamento e a descrição citava outro que não tem nada a ver. Pensei: se esse erro aconteceu aqui, pode ter acontecido em outros lugares e eu não percebi.

Para quem indica?
Para quem gostaria de ser diferente em alguns aspectos e não consegue, para os coléricos que vivem explodindo, os sanguíneos que não conseguem cumprir com suas obrigações, os melancólicos que choram por pouca coisa, os fleumáticos preguiçosos. Enfim, para quem quer entender melhor o seu próprio comportamento e mudar para melhor.

Nota?
9,5
Cintia - Blog

9 comentários:

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Adoro livros assim!!! Amei a dica!! Tá na lista!

Beijos

Cíntia Mara disse...

Oi, meninas!

Só agora me dei conta de que era hoje que minha resenha seria publicada, rs.

Reforçando a indicação: super recomendo esse livro, muito interessante :)

Beijos

Bia disse...

Esse eu quero ler! bjs

Leci Irene disse...

Madre de Dio! Como essa mulherada lê! Foi só eu não aparecer por aqui uns poucos dias e já estou com mais alguns livros na minha lista!!!!!!!!
Beijos

Sonhos melodias disse...

Humm..interessante! Mais uma pra lista que não para de crescer, kkk.
Bjs

Maria Lúcia disse...

Oi
Obrigada pela dica.
Beijos...
Lúcia.

Elisangela Adriano disse...

Esse livro e "barbaro" me ensinou saber quem eou sou.
E o que deveria mudar em mim

Unknown disse...

Muito bom...ajuda a gente a se conhecer e entender melhor os outros

Unknown disse...

Muito bom...ajuda a gente a se conhecer e entender melhor os outros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...