quarta-feira, 13 de maio de 2009

O SEGUNDO SEXO

O segundo sexo - Fatos e mitos - Simone de Beauvoir
309 páginas
Gênero - sociologia

Porque leu este livro?
Na busca do fortalecimento da essência feminina na sociedade é importante buscar conhecer os aspectos históricos que permearam a evolução de seu significação.

O livro é sobre...
O livro trata da evolução da significação da mulher ao longo do tempo. Como sugeri a leitura do primeiro volume, estejam preparadas para um apanhado histórico (não somente isso, obviamente) do tratamendo conferido à mulher na sociedade, sua presença, os arquétipos criados pelos homens a respeito, tudo em preparação ao segundo volume, que é igualmente interessante pela forma de escrita de Simone e os modelos exemplificativos perfeito que usa para descrever a facticidade apresentada.

Pontos fracos?
O feminismo é abordado de forma direta. O cuidado do leitor é contextualizar os textos apresentados, para evitar problemas de interpretação. Sob este ângulo, o livro é rico por insitar a criticidade e problematização.

Para quem você recomenda?
Para todas as pessoas que procuram se aprofundar na posição ocupada pela mulher ao longo da evolução da sociedade, seja para aprender sobre o assunto (do ponto de vista teórico e prático), seja para defender seus posicionamentos com conhecimento aprofundado.

A autora é influenciada de sobremaneira pelo filósofo Sartre, o que torna o texto ainda mais completo.

Que nota você dá?
10!

Paula - Escritoteca

9 comentários:

PAULA OLIVEIRA disse...

Ai que lindo! Estou no blog hoje!...rs!

Pedrita disse...

Eu gosto muito da Simone de Beauvoir, mas esse dela eu não li. Beijos, pedrita

Dulce Miller disse...

Apesar de não ser feminista, acho que é uma leitura interessante! rsrsrsrs

Beijo, meninas!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Achei a inidiação super interssante!!! Parece mesmo um manual completo para entender do assunto! Ótimo!

beijocas

Anônimo disse...

Parece muito interessante...

sonia a. mascaro disse...

Ótima a sua escolha, Paula. Os livros de Simone de Beauvoir foram meus livros de cabeceira na década de 60. Outro livro dela que é muito interessante, embora os dados estejam desatualizados, é "A Velhice". Vale a pena ler também.
Bjs.

Tucha disse...

Li este livro há muito tempo, quando comecei a conhecer mais do feminismo. Mas acho que hj o feminismo tem outros debates.

ematejoca disse...

É O MELHOR LIVRO DE TODOS OS TEMPOS!!!

Temos que concordar que ambos se influenciaram mùtuamente, e suspeito mesmo quem influenciava mais era ela a ele, do que ele a ela.

A Simone de Beauvoir influenciou-me muito com a sua vida e com a sua obra. Li tudo o que ela escreveu. Voilá!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu li há pouco tempo Memórias de uma menina bem comportada", foi o primeiro e gostei apesar de ter algumas situacoes em que eu discorde. Mas falar sobre Simone é algo que nos leva a pisar em ovos, rs, todo cuidado é pouco. A escrita dela é polêmica, inusitada e quem nao quer pensar ou refletir sobre a sua vida entao é melhor fechar o livro dela.

Ótima dica, Paula, valeu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...