309 páginas
Gênero - sociologia
Porque leu este livro?
Na busca do fortalecimento da essência feminina na sociedade é importante buscar conhecer os aspectos históricos que permearam a evolução de seu significação.
O livro é sobre...
O livro trata da evolução da significação da mulher ao longo do tempo. Como sugeri a leitura do primeiro volume, estejam preparadas para um apanhado histórico (não somente isso, obviamente) do tratamendo conferido à mulher na sociedade, sua presença, os arquétipos criados pelos homens a respeito, tudo em preparação ao segundo volume, que é igualmente interessante pela forma de escrita de Simone e os modelos exemplificativos perfeito que usa para descrever a facticidade apresentada.
Pontos fracos?
O feminismo é abordado de forma direta. O cuidado do leitor é contextualizar os textos apresentados, para evitar problemas de interpretação. Sob este ângulo, o livro é rico por insitar a criticidade e problematização.
Para quem você recomenda?
Para todas as pessoas que procuram se aprofundar na posição ocupada pela mulher ao longo da evolução da sociedade, seja para aprender sobre o assunto (do ponto de vista teórico e prático), seja para defender seus posicionamentos com conhecimento aprofundado.
A autora é influenciada de sobremaneira pelo filósofo Sartre, o que torna o texto ainda mais completo.
Que nota você dá?
10!
Paula - Escritoteca
9 comentários:
Ai que lindo! Estou no blog hoje!...rs!
Eu gosto muito da Simone de Beauvoir, mas esse dela eu não li. Beijos, pedrita
Apesar de não ser feminista, acho que é uma leitura interessante! rsrsrsrs
Beijo, meninas!
Achei a inidiação super interssante!!! Parece mesmo um manual completo para entender do assunto! Ótimo!
beijocas
Parece muito interessante...
Ótima a sua escolha, Paula. Os livros de Simone de Beauvoir foram meus livros de cabeceira na década de 60. Outro livro dela que é muito interessante, embora os dados estejam desatualizados, é "A Velhice". Vale a pena ler também.
Bjs.
Li este livro há muito tempo, quando comecei a conhecer mais do feminismo. Mas acho que hj o feminismo tem outros debates.
É O MELHOR LIVRO DE TODOS OS TEMPOS!!!
Temos que concordar que ambos se influenciaram mùtuamente, e suspeito mesmo quem influenciava mais era ela a ele, do que ele a ela.
A Simone de Beauvoir influenciou-me muito com a sua vida e com a sua obra. Li tudo o que ela escreveu. Voilá!
Eu li há pouco tempo Memórias de uma menina bem comportada", foi o primeiro e gostei apesar de ter algumas situacoes em que eu discorde. Mas falar sobre Simone é algo que nos leva a pisar em ovos, rs, todo cuidado é pouco. A escrita dela é polêmica, inusitada e quem nao quer pensar ou refletir sobre a sua vida entao é melhor fechar o livro dela.
Ótima dica, Paula, valeu!
Postar um comentário