segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Para Francisco - Blogs podem virar livros?

O post de hoje é sobre um livro que surgiu a partir de um blog. A publicitária, Cristina Guerra perdeu o marido às vésperas de dar a luz ao filho do casal, Francisco. Maiores detalhes virão abaixo no belo post da Cinara Lisboa.
Mas a pergunta que fica é a seguinte: Blogs que viram livros são interessantes ou você não compraria?

Para Francisco – Cristina Guerra
192 páginas – ARX Editora


Gênero - biografia, memórias

Por que leu este livro?
Conheci a história da Cris através de uma entrevista dela. Tínhamos em comum o fato de sermos mineiras. Visitei o blog: parafrancisco.blogspot.com e me encantei ainda mais pela sua história e seus textos.

Depois descobri que frequentamos um mesmo bar em BH e dividimos a paixão pela comunicação. Um pulo para eu virar fã desta 'pequena' que transformou a saudade e a dor em algo sublime e suave. Tive o prazer de ir ao lançamento e tenho o meu exemplar autografado, que devorei do início ao fim, acompanhado de uma caixa de lenço de papel!

O livro é sobre...
O livro relata o momento de dor desta publicitária, que, grávida de 7 meses, perde o namorado subitamente. Como o filho, Francisco, não teria oportunidade de conhecer o pai, ela decidiu traduzir os seus sentimentos tão ambíguos da tristeza da perda a alegria da chegada do bebê tão esperado, suprir a falta, canalizar a dor e eternizar todo o amor que sentia. Assim começou a escrever textos para o filho contando casos, histórias, impressões e idéias sobre sua vida, sobre o pai e sobre tudo o que aconteceu naqueles momentos.
Nas palavras da própria autora - "Movido pelo amor e pela falta, movido pelo sonho de transformar e eternizar. Movido por você, que me lê. Foi o trabalho mais amoroso que já fiz na vida."

Pontos fracos?
Acho que o fato de não ser um livro inédito, já que alguns textos estão no blog.

O que achou mais interessante?
Algumas fotos da vida da Cris e do Marcelo e os e-mails que eles trocavam com uma linguagem própria e peculiar do casal.

Para quem recomenda?
Para todos que gostam de ver sentimentos traduzidos em palavras e para quem queira entender a saudade, a dor por um outro ponto de vista que não seja o sofrer.

Que nota você dá?
9!

Cinara Lisboa - Relações Públicas - bailasandáliadeprata.blogspot.com

7 comentários:

Bel disse...

O nome do marido da Cris é GUILHERME e não MARCELO, como está no post!

A propósito, eu acho que blogs não só podem como devem virar livros. O público não é o mesmo, e apesar de defender a blogosfera com unhas e dentes, nada como ter um livro nas mãos!

Pedrita disse...

eu tenho uma amiga que o blog virou livro e como eu já gostava do blog amei o livro. ela fez lançamentos em ótimas livrarias e várias cidades. beijos, pedrita

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Acho também que blogs podem virar livro.

Acredito também que a Cris se sentiu muito bem depois de escrever e eternizar cada momento neste livro.

Deve ser um livro bem interessante, por ser uma experiência bem diferente. Até mesmo porque postar nao é o mesmo que ter um livro nas maos. Acredito também que Francisco, o filhinho deles vai gostar de ter o livro nas maos, seria assim algo concreto, tomando forma.

Obrigada Cinara, valeu a dica

Janna disse...

Também acredito que Blogs podem virar livros sim....

Bailarina disse...

Bel...Obrigada por corrigir, só me atinei para esse fato agora.

Realmente o nome do marido da Cris era Guilherme!

Não só acredito que blogs possam virar livros como tb livros possam virar blogs, acho essa interatividade entre quem escreve e quem lê uma coisa muito bacana!

Pedrita...Qual é o blog da sua amiga?!

Abraços para todos!

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Bailarina fofucha ! Amei seu post ! Vc sumiu da confraria das flores !
Um beijo da Flower by Kenzo !

Anônimo disse...

Cinara, o que você leu ou está lendo parece ser um livro muito atraente. Uma mistura de ficção e realidade.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...