quinta-feira, 13 de novembro de 2008

LEOPOLDINA E PEDRO I

Leopoldina & Pedro I, a vida privada na Corte - Sonia Sant'Anna
166 páginas - Jorge Zahar
Gênero: Romance, História


Por que resolveu ler o livro?
Porque sou fa de Leopoldina. Quando estudava História e lia como ela amou o Brasil a ponto de ser chamada pelos brasileiros de "Mae", eu pensava que ela deveria ser uma pessoa bondosa e de coracao muito grande para ser chamada assim. Foi considerada através da história de "a mais doce das princesas" e também " a mais desprezada das esposas."


Por causa desse livro desejei ardentemente ir à Viena. E mais triste ainda foi descobrir que no Castelo Schönbrunn onde ela nasceu, nao há sequer uma foto dela. É como se ela nunca tivesse existido.

O livro é sobre?
A vida da Princesa Leopoldina. Como ela veio para cá, como ela se apaixonou por D. Pedro e como ela se dedicou ao Brasil.
Pedro sabia da mulher forte que ele tinha a seu lado. Quando Sao Paulo quis se separar do Brasil, D. Pedro passou o poder à Leopoldina, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil. Com todos esses poderes ela agüentou firme até que ele voltasse.
O que achou mais interessante?
A autora transformou a vida de Leopoldina num verdadeiro romance, envolveu-a num mundo de sonhos e fantasias. Casamentos na nobreza nao tinha nada a ver com amor, para a infelicidade de Leopoldina que amou Pedro.

No desempenho dela querendo que as nacoes européias reconhecessem o Brasil como um país com muitas riquezas.
As cartas que ela escreveu à irma. Gente quantas saudades e sofrimentos narradas nessas cartas. A autora colocou isso de uma maneira perfeita.

Pontos fracos?
É uma pena que uma pessoa tao importante quanto Leopoldina foi e é para o Brasil, ser quase uma desconhecida dos brasileiros, que sabem muito mais sobre a Marquesa de Santos.

Para quem indica?
Para todos que gostam de histórias verdadeiras, claro. E para todos os jovens que estao estudando.

De um a dez, qual nota você dá?
10, sem sombra de dúvidas.

Geórgia - http://saia-justa-georgia.blogspot.com/

6 comentários:

Cynthia disse...

Parece ser interessante. Irei procurar e colocar na "fila" de leitura.
Beijos

Cynthia

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Cynthia, vale a pena ler o livro sim. O romance é envolvende e as informacoes que contêm no livro também.
Dessa mesma autora terminei de ler ontem "Baroes e escravos do café." Sensacional. Ela conta a história de uma família, sua própria família, vivendo os momentos antes, durante e depois da alforria. A reacao dos escravos após alforriados... Vale a pena lê-lo também.

Eu sei que saiu uma lista dos livros que vão se adquiridos pelo governo, através do programa PNBE, para distribuição em bibliotecas, e há dois livros dessa mesma autora na lista, e um deles é o "Barões e escravos do café".


Um grande abraco

Pedrita disse...

que bacana georgia. anotado. eu estou lendo as barbas do imperador onde conta sobre d. pedro II e fala um pouco da imperatriz leopoldina. é triste pq ela morre logo após nascer seu único filho varão. e há muitas ilustrações nesse livro de pinturas feitas com eles. beijos, pedrita

Fábio Mayer disse...

Vou procurar, gosto desse tipo de leitura.

Anônimo disse...

Géogia... também adoro livros do tempos da côrte, tenha alguns por aqui... vai pra lista de desejos... agora crescente em ritmo ainda mais frenético com as dicas a qui do blog rsrsr
estrelinhas coloridas...

Vivi disse...

Já gosto muito do tema e você tornou-o mais apetecível aos meus olhos, Georgia.

Valeu!

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...