segunda-feira, 26 de maio de 2008

ZORRO - COMEÇA A LENDA


“Zorro - Começa a lenda” - Isabel Allende
415 – páginas - Bertrand Brasil
Gênero: Ficção

Por que resolveu ler o livro?
Conhecia a escritora, mas não havia lido nada dela. Num dos "passeios" à Livraria Cultura, em Recife, a capa me chamou a atenção (título em relevo, vermelho, parecendo sangue) e peguei pra ler. Li boa parte em cerca de 2 horas, de tanto que me prendeu. Mas meu marido, na época, e filho chegaram e tive que deixar lá. Nunca mais encontrei em nenhuma livraria, até que ano passado, minha filha me mandou dedicatória:"Presente de saudade (se é que saudade é motivo pra presente) ...Te amo. Line."
O livro é sobre...
A origem do Zorro. Dos avós a Dom Diego. Conta a primeira das aventuras do Zorro, na Alta Califórnia, em 1815, mas deixa a história em aberto, já que é por demais conhecida através de filmes e seriados de TV. O gran finale é uma daquelas “grandes sacadas” que você se acha o máximo se consegue descobrir antes de ler. Eu consegui!
É interessante a maneira como a autora consegue transitar entre diferentes culturas com tantos detalhes, nos fazendo mergulhar em mundos novos. O livro tem um tom romântico apesar de ser de aventura, além da visão tipicamente feminina de "assuntos de homens", como a ocupação espanhola das Américas, guerras com os índios, política interna espanhola, etc. Explica a origem do nome Zorro.
Pontos fracos?
Para algumas pessoas pode ser o tamanho, às vezes livro grosso assusta...
Para quem indica?
Para quem gosta de uma boa leitura descompromissada.
De um a dez, qual nota você dá?
Dez, com louvor.

Também leu este livro? Quer saber mais sobre ele? Participe!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@yahoo.com.br

6 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu nao li. Mas eu também nao sei se o compraria pois a História do Zorro já está tao batida que em mim nao desperta mais o interesse. Mas para a geracao mais nova creio que seria bom conhecer o Zorro.

Valeu Bel, beijao

Bel disse...

Mas não tem nada a ver com a história do Zorro... e é por isso mesmo que é super interessante. É a história das origens de Dom Diego, a mãe índia, o pai espanhol.. e ele vivendo entre índios, jesuítas, espanhóis e piratas... muitas culturas diferentes, mostradas de uma maneira super gostosa! ;)

Unknown disse...

Isabel Allende é uma otima escritora, o primeiro que li dela foi Colcha de Retalhos. Zorro eu nao li, mas sendo escrito por ela, deve valer a pena

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Sinceramente não é um livro que me chama atenção pelo fato do Zoor em si, mas acho que como história é bem legal. Acho qeu é um livro que deve agradar mais a homens srsr

Mas livros são lindos por causa disso, sempre nos surpreendem...

Bjos

Bel disse...

Engano de quem pensa que é um livro pra homens...
Allende é mulher, como bem lembrou Viola, só por ser dela é bom. E tem o que eu comentei da "grande sacadinha final"...
Este "Zorro" é uma ficção sobre a ficção... idéia super bem bolada, que daria um excelente roteiro de filme!!!

SAM disse...

Não me consigo conter, pois foi um dos livros que mais desfrutei em toda a vida. É longo, mas quando termina pensamos, que pena, acabou.

O que me chamou a atenção foi a capacidade que a Allende teve de juntar todos os zorros, do mais "sério" ao mais ridículo. O facto de o zorro ter irmãos numas versões e noutras não, o facto de ter um índio como companheiro ou ser um cavaleiro solitário. O pai, a mãe, os avós, a ascendência nobre, a descendência.

É um livro para todos. Não só para homens pela aventura, nem só para mulheres pelo romance. Àqueles que gostam de uma boa leitura deveriam, sem dúvida, ler esta obra.

É a história de jovens estudantes, de heróis, de revolucionários, de pessoas de família, enfim... de todos.

Aliás, o nome do meu blog surgiu enquanto eu lia esse livro :)
Quem sabe, ainda fará parte dos poucos livros que releio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...