sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caim de José Saramago

Livro: Caim
Autor: José Saramago

Por que leu este livro? 

Porque com a morte do autor todo mundo só falava nos livros dele e eu nao tinha lido nenhum.

O livro é sobre... 

O autor, Saramago usa os principais protagonistas do Antigo Testamento, e nos apresenta  Caim e seu ponto de vista. Ele, assassino do próprio irmão Abel, o primogênito de Adão e Eva, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem. Caim depois de assassinar seu irmão, faz um  acordo com deus e sai do jardim do Éden.

O que achou mais interessante? 

Que um escritor totalmente ateu pudesse escrever sobre  um tema religioso. Saramago, através de Caim, questiona deus e todas as decisões feitas por ele. Ele conseguiu fazer de um tema religioso algo leve e debochado.

Pontos fracos? 

O que me irritou é a maneira como o autor escreve sem nenhuma pontuacao, parágrafos essas coisas. É dose! Dá muito trabalho ler um livro assim.

Para quem indica? 

Para quem quer se aventurar numa leitura diferente. De um autor mundialmente conhecido.

Nota? 

9 . Pela falta da Gramática.

5 comentários:

Pedrita disse...

saramago não é ateu, ele sempre disse q é católico. eu adoro os livros dele, mas esse eu não li. beijos, pedrita

Caca disse...

Eu li recentemente dele CONTO DA ILHA DESCONHECIDA e estou lendo MEMORIAL DO CONVENTO. Esse do Caim vou deixar para mais adiante, pois não gosto de ler muitos livros de um mesmo autor seguidamente (para não quebrar o encanto). Abraços. Paz e bem.

Aline T.K.M. disse...

Ainda não li esse, mas preciso dizer que sou totalmente fã do Saramago. Adorei os livros que já li dele. Recomendo As Intermitências da Morte, muito bom.

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

Anônimo disse...

O único livro de Saramago que li foi Ensaio sobre a Cegueira. Foi uma leitura dificílima, sobretudo pelo que você falou, por ser o português de Portugal, realmente o trabalho para ler é dobrado!

Foi o livro mais difícil que li até hoje, então não sei se pretendo me arriscar na leitura desse autor novamente!

beijos
Sandra
http://apenasumavez.wordpress.com

Patty disse...

Esse foi o último que li do Saramago. É maravilhoso, quero ver se até o final do ano releio todos. Não é falta de gramática, é o estilo dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...