sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caim de José Saramago

Livro: Caim
Autor: José Saramago

Por que leu este livro? 

Porque com a morte do autor todo mundo só falava nos livros dele e eu nao tinha lido nenhum.

O livro é sobre... 

O autor, Saramago usa os principais protagonistas do Antigo Testamento, e nos apresenta  Caim e seu ponto de vista. Ele, assassino do próprio irmão Abel, o primogênito de Adão e Eva, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem. Caim depois de assassinar seu irmão, faz um  acordo com deus e sai do jardim do Éden.

O que achou mais interessante? 

Que um escritor totalmente ateu pudesse escrever sobre  um tema religioso. Saramago, através de Caim, questiona deus e todas as decisões feitas por ele. Ele conseguiu fazer de um tema religioso algo leve e debochado.

Pontos fracos? 

O que me irritou é a maneira como o autor escreve sem nenhuma pontuacao, parágrafos essas coisas. É dose! Dá muito trabalho ler um livro assim.

Para quem indica? 

Para quem quer se aventurar numa leitura diferente. De um autor mundialmente conhecido.

Nota? 

9 . Pela falta da Gramática.

5 comentários:

Pedrita disse...

saramago não é ateu, ele sempre disse q é católico. eu adoro os livros dele, mas esse eu não li. beijos, pedrita

Cacá - José Cláudio disse...

Eu li recentemente dele CONTO DA ILHA DESCONHECIDA e estou lendo MEMORIAL DO CONVENTO. Esse do Caim vou deixar para mais adiante, pois não gosto de ler muitos livros de um mesmo autor seguidamente (para não quebrar o encanto). Abraços. Paz e bem.

ALINE disse...

Ainda não li esse, mas preciso dizer que sou totalmente fã do Saramago. Adorei os livros que já li dele. Recomendo As Intermitências da Morte, muito bom.

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

apenasumavez disse...

O único livro de Saramago que li foi Ensaio sobre a Cegueira. Foi uma leitura dificílima, sobretudo pelo que você falou, por ser o português de Portugal, realmente o trabalho para ler é dobrado!

Foi o livro mais difícil que li até hoje, então não sei se pretendo me arriscar na leitura desse autor novamente!

beijos
Sandra
http://apenasumavez.wordpress.com

patty disse...

Esse foi o último que li do Saramago. É maravilhoso, quero ver se até o final do ano releio todos. Não é falta de gramática, é o estilo dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...