quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Claudia Vasconcelos - Dia do autor!

E para abrir a nossa estrevista com o autor desse ano, nada melhor do que uma entrevista com uma ex-comissária de bordo que atuou por mias de 20 anos na Varig. 

Os mais jovens podem não ter conhecimento da importância dessa empresa para a aviação brasileira, mas quem não ficava de boca aberta quando estava embarcando em um avião há alguns anos atrás?

E que atire a primeira pedra quem nunca levou para casa um dos potinhos utilizados para servir comida à bordo!

Assim, nessa época em que avião é sinônimo de férias, nada melhor do que ouvir boas histórias vinda de quem faz de tudo para fazer do seu voo uma experiência maravilhosa!

Com vocês: Estrela Brasileira - Cláudia Vasconcelos!

Por que escreveu Estrela Brasileira?
Durante o período de 30 anos  voei como comissária de bordo da Varig, vi, ouvi e vivi inúmeras histórias: a maioria engraçada, outras nem tanto, mas todas interessantíssimas. Esse foi o objetivo que me levou a escrever Estrela Brasileira: para que a história da Varig e de seus tripulantes não s
e perca “no ar”.

O livro é sobre...
O leitor irá identificar-se, pois todos os apaixonados por voo e pelos ares “voarão” comigo no conhecimento de tantos detalhes sobre o desenvolvimento da Aviação Brasileira, os bastidores do serviço de bordo e as experiências em viver fora do Brasil. Assim como irão se deliciar com os depoimentos dos nossos frequent flyers: Dr. Ivo Pitanguy, Chico Buarque, Miúcha, juíza Denise Frossard, dentre outros.

Claudia na época em que trabalhava na Varig.
Ela é a do meio!
Quais as dificuldades que encontrou ao escrever o livro?
Pesquisar os dados fornecidos pelos depoentes sobre a história da Varig e confrontá-los com os fatos, bem como transcrever mais de 250 horas de gravação obtidas junto àqueles que se disponibilizaram a contar suas memórias, além de segurar a emoção de escrever a minha/nossa história no momento em que a Varig entrava em processo de recuperação judicial, foi, ao mesmo tempo, um resgate e um exorcismo.

E os pontos poitivos de mergulhar nessas lembranças?
Foto dos comissários com Pelé.
Foto retirada do blog da Cláudia que é recheado
de fotos de voos.
No geral, eu amei me sentir envolvida por esse mundo mágico e paralelo − que afinal não é desse mundo: é dos ares! É um livro apaixonante, gostoso de ler, em que o leitor é convidado a entrar e sentir a paixão que move todos os aeronautas, e mais especificamente, os variguianos.
Gostou? Quer ler mais? Tem alguma história interessante em avião? Comente!!!

4 comentários:

*** Cris *** disse...

Realemnte deve ser um livro interessante com as mais variadas histórias. Sempre gostei do clima que paira numa viagem de avião.
Bjs!

Fanzine Episódio Cultural disse...

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto que não ultrapasse 1 folha inteira no word (Times Roman 12). Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor) ligue:
(35) 8833-9255
machadocultural@gmail.com

Cláudia Vasconcelos disse...

Obrigada, Flávia, pela delicadeza de colocar-me em seu blog. Me sinto lisonjeada. Você, além de uma companheira maravilhosa de viagem se assemelha a uma aeromocinha, pois viaja pelos quatro cantos do mundo. Parabéns pelo talento e pela sede de saber outras culturas.
Cláudia Vasconcelos

Caca disse...

Taí um livro que me fascinará, é minha aposta. Primeiro, pode ajudar a mandar embora um pouco do meu medo de avião, através de tantas histórias. Depois conhecer um pouco desse misterioso make of dos comissários. Vou começar por ir até lá conhecer o blog dela. obrigado, abraços. Paz e bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...