quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BIA EM DOSE TRIPLA - Sugestão de livros para adolescentes!

É proibido chorar - J. M. Simmel
156 páginas - Editora Nova Fronteira
Tradução: Erika Rizzo
Gênero - infantil

Por que leu este livro?
Pela data da dedicatória, esse livro esta aqui em casa há 15 anos! Desde que voltei de viagem a faxina tem sido geral e acabei encontrando o livro.

O livro é sobre...
Sobre historia Maria, menina cujo pai foi para a guerra e ainda não voltou. A mãe, muito doente, internou-se num hospital. O maior desejo de Maria é rever o pai, embora saiba que é quase certo que ele morreu. Por isso, entrega a um homem (um vigarista, na verdade) o dinheiro que seus colegas lhe pediram que guardasse para o próximo passeio que tinham combinado fazer. Esse homem prometera que, com o dinheiro, traria o pai de volta para ela. Acusada pelos professores de ter roubado o dinheiro, Maria não sabe como resolver o problema. Alguns de seus colegas, confiando nela, resolvem ajudá-la. Todos se transformam em detetives e começam a procurar o verdadeiro ladrão. E é então que a história começa .
O que achou mais interessante?
Enfatiza principalmente a honestidade, amizade e o senso de coletividade para as crianças!

Pontos fracos?
Não sei dizer.

Para quem indica?
Crianças e jovens ate 14 anos!

Nota?
Nota 10!
O mágico de OZ - L. Frank Baum
154 páginas - Penguin Popular Classics
Gênero - infantil

Por que leu este livro?
Eu já tinha ouvido falar do livro, do filme, sabia mais ou menos a história, mas não sabia o final.
O livro é sobre...
Um ciclone arrasta pelo ar Dorothy e seu cachorrinho Toto do Kansas para uma terra desconhecida. Acidentalmente sua casa cai em cima da bruxa malvada do Leste e ela é tida como uma bruxa poderosa por ter conseguido matar a bruxa tão temida. Só que Dorothy tem apenas um desejo, volta com Toto para sua tia Em e seu tio Enry no Kansas. Assim, ela vai em busca do Grande Mágico de Oz na Cidade das Esmeraldas e na sua longa jornada se juntam a ela: o espantalho sem cérebro, o homem de lata sem coração e o leão covarde.

O que achou mais interessante?
Eu tinha meio que uma idéia de como era a história, mas ao longo do livro fui me surpreendendo e é um livro cativante.

Pontos fracos?
Nenhum.

Para quem indica?
Crianças e quem gosta de livros clássicos!

Nota?
Nota 10!
Clube do Beijo - Márcia Kupstas
144 páginas - Editora Moderna
Gênero - infantil, adolescente


Por que leu este livro?
Já tinha lido quando tinha uns 15 anos, e agora reli.

O livro é sobre...
O livro fala, principalmente, sobre o que os adolescentes pensam sobre sexo. Num sábado a noite um grupo de meninos, sem ter muito o que fazer, vai até a casa de um dele descobrir o que as meninas estão fazendo de tão secreto toda vez que se reúnem. É claro que espiá-las sem chamar atenção é impossível. Eles acabam chamando atenção das meninas, causando uma grande confusão e irritação nas meninas. Todos conseguem fugir, com a exceção de Pica pau, que é pego como 'refém' e obrigada a passar a noite com elas. No início ele implora para ser solto, mas depois ele vai descobrindo que é muito divertido fazer parte do clube das luluzinhas e aprender muito com elas.

O que achou mais interessante?
Na primeira vez que li, eu tinha a mesma idade dos personagens do livro, por isso achei super legal ter achado um livro que falasse sobre sexo sem tanto tabu. Relendo, 10 anos depois, já não tenho o mesmo interesse, claro. Mas o livro é muito bem escrito e divertidíssimo, principalmente o personagem Pica pau, que até hoje acho super engraçado!

Pontos fracos?
Nenhum.

Para quem indica?
Normalmente eu indicaria para jovens entre 13 e 15 anos, mas a verdade é que tanta coisa mudou nesses últimos 10 anos, e crianças estão sabendo sobre sexo muito antes de chegarem a adolescência.

Nota?
Nota 10!

  
Bia Mendonça - http://www.biamendonca.com/

6 comentários:

Tucha disse...

São boas indicações, e, nestes tempos de internet é necessário estimular a leitura da moçada.

Bia disse...

Como sempre é um prazer participar!

E saudade do tempo que eu tinha muito tempo para ler... continuo lendo muito, mas não é algo que eu possa escolher. Essa pos graduação acaba com meu tempo livre!

bjos

Mylla Galvão disse...

Li só o primeiro livro e a história é linda!!

bjo garotas

Clarice disse...

Oi! Indiquei seu site paa uma sobrinha. Ela tem 12 anos e vivo indicando livrinhos. Um abração.

Unknown disse...

Eu sou apaixonada por este livro: "É proibido chorar" Li os livros desse autor quando era adolescente e devorei todos escritos por ele.

Beijos

Claudia Magnólia disse...

Esse "É proibido chorar" me levou de volta a adolescência, quando eu freqüentava assiduamente a biblioteca da escola... eu o li e na época, adorei. Vez em quando ainda leio algo assim juvenil, dou risada!! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...