terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A CICATRIZ DE DAVID

A cicatriz de David - Susan Abulhawa
448 páginas - Editora Record
Gênero - Romance

Por que leu este livro?
Toda vez que viajo escolho um livro para levar e fazer parte da minha recordação. Desta vez, este foi escolhido.

O livro é sobre...
David é filho de uma família palestina e é sequestrado quando bebê por um soldado israelense que é casado com uma mulher que não pode ter filho.
Ao ver aquela criança decide roubá-la para sua esposa, porque, segundo ele, um palestino não tem diretio de ser feliz e sua esposa não.
David é criado como israelense, odiando os palestinos. E aí a história se desenvolve.
A história começa a ser contada a partir de 1948 com o nascimento do Estado de Israel, mostrando, ao menos segundo o livro, que os Israelenses aprimoraram as crueldades de Hitler e aplicaram nos palestinos.
Como seu poder finaceiro e a ligação aos EUA conseguem fazer com que os palestinos pareçam pessoas loucas e violentas. Quem não seria ao ver no jornal a foto de sua esposa grávida degolada?

O que achou mais interessante?
Achei interessante a forma como a autora abre os nossos olhos para não ouvir apenas um lado da história.
É um livro que abre os olhos. Daqueles que não se esquece jamais.
Ponto negativo?
Não encontrei. O livro é dinâmico, prende do início ao fim e faz você refletir.

Se tem um ponto negativo é que o livro só começa a ficar irressistível a partir da página 45 mais ou menos.

Para quem recomenda?
Acho que é um ótimo presente para jovens. Para que percebam que toda moeda tem dois lados, que nem tudo o que dizem na TV é correto e que nem tudo é o que parece ser.

Indico também para todas o ser humano que deseja entender melhor sobre Israel e não apenas absorver o que a mídia diz. Quando aparecer um atentado na TV, pense duas vezes antes de chamá-los de louco. Talvez você fizesse o mesmo se tivesse que sair da sua casa, perder toda sua família assassinada por judeus que querem um local para chamar de seu mesmo que isso custe a vida de milhares de inocentes, assim como custou a eles.

Nota?
1000.







Flavia Mariano - Depois dos 25...

9 comentários:

katia Ruivo disse...

nossa, deve ser de tirar o fôlego...boa dica para as férias que estão chegando...
bjs

Pedrita disse...

eu já ouvi falar nesse livro e quero muito ler. beijos, pedrita

Mi Müller disse...

Olá Flávia
A questão Israel X Palestina é muito mais profunda e complexa do que mostra a mídia, neste conflito não existem bandidos ou mocinhos, a intolerância chegou a níveis tão extremos que é difícil não cairmos na tendenciosidade de acharmos que um dos povos é apenas vítima e o outro é apenas carrasco. É uma boa dica de livro, obrigada por compartilhar!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Flavia, adorei a dica por todas as razoes que você apresentou.

Anotada.

Valeu.

Um beijao querida

Ana Maria disse...

Esse, sem dúvida, está na minha lista

Bel disse...

Além da dica de leitura... quero deixar registrado aqui a beleza da foto da Flávia! Uau! Tem certeza que não é modelo???

Beijo!!!

Café com Bolo disse...

Já entrou pra minha lista...quanto ao poder de Israel, já manda nos EUA e na ONU há muito tempo...não sou anti semita, mas pra um povo que sofreu tanto...acho que deviam ter aprendido alguma coisa...O poder de Israel é imenso, as pessoas é que não sabem...
Adorei a dica, beijos.
E, obrigada por publicarem meu comentário sobre As Benevolentes.

Luciana disse...

Vou procurar esse livro pra ler. Tenho um colega da Palestina, e ele contou mês passado exatamente isso de como eles sofrem e sofrem também porque o que a mídia diz não corresponde à realidade. É realmente importante conhecermos os dois lados da história e näo nos deixarmos conduzir pelo que nos é enfiado goela abaixo pela mídia e pelos poderosos, isso em todos os casos da vida.
Deve ser um livro muito interessante.

Laís de Almeida Cardoso disse...

Adorei esse livro. É fantástico do ponto de vista da narrativa, da emoção e da cumplicidade entre autora e leitor. Depois de ler vc vê o mundo com outros olhos. É como Cidade do Sol, para jamais esquecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...