quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PAIXÃO ÍNDIA

“Paixão Índia” - Javier Moro
422 páginas - Editora – Planeta
Gênero - Romance

Por que resolveu ler o livro?
Eu estava navegando na net a procura de livros para comprar, sem ter algo especial em mente. Até que li a resenha deste livro e achei muito interessante. Comprei. Ele ficou guardado durante meses esperando andar a fila de livros que eu tinha para ler.

O livro é sobre...
O livro conta uma história real, ocorrida no início do século passado, de uma bailarina espanhola pobre que se casa com um rajá indiano e se torna princesa. A partir daí, surgem muitos conflitos relacionados a essa união entre o ocidente e o oriente, mundos tão distintos. Além disso, o livro retrata o cenário político daquele momento: uma Índia dominada pela Inglaterra. Lá pelo meio do livro, uma surpresa interessante. Mas não vou contar para não perder a graça. Surpresa é surpresa! ;-)

O que achou mais interessante?
Tudo é interessante. O fato da história se passar numa época diferente da nossa, algo que me chama especial atenção em romances; a envolvente e belíssima descrição dos cenários; a exuberante riqueza dos marajás e a extravagância de suas vidas luxuosas que nos fazem viajar de forma divertida e escandalizada; percebermos como uma mudança de condição social pode transformar na vida de uma pessoa tanto de forma positiva como negativa;

Além de tudo isso, o autor se expressa de forma deliciosa.

Pontos fracos?
Os pontos fracos não se referem à obra, mas ao que se constata a partir dela: é perceber que nem num conto de fadas é felicidade eterna, as coisas mudam. O poder e as raízes culturais sempre falam mais alto; preconceitos sempre existiram e sempre existirão.

Para quem indica?
Para pessoas que gostam de romances e que se interessam por aprender sobre culturas exóticas. O romance mostra desde a forma de vida em sociedade na Índia com suas diversas castas, à exótica culinária, tipos de roupas tradicionais, ritos religiosos, enfim, muito conhecimento!

De um a dez, qual nota você dá?
10! Se pudesse dar nota maior eu daria, com louvor.

Célia - http://celiarodrigues-prisma.blogspot.com/


Você também leu um livro interessante? Participe! Veja como na barra lateral direita!

11 comentários:

Vivi disse...

Olá Célia
Namorei muito esse livro na livraria. Precisava de estímulo para comprá-lo. Encontrei no seu comentário. Agradeço pela dica!!!

Bjs

Pedrita disse...

eu já vi algo faz tempo sobre essa obra. fiquei curiosa. eu acho importante obras que mostrem culturas diferentes, as dificuldades de adaptação e preconceitos. ótimo post, parabéns. beijos, pedrita

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Célia, eu adoro este tipo de livro. Fiquei com água na boca, nos olhos para lê-lo. Vou ver se alguém estará indo para o Brasil este final de ano.

Beijao linda e mais uma vez obrigada pela participacao!!!

Celia Rodrigues disse...

Oi, pessoal! Fico feliz em participar do blog mais uma vez dando uma boa dica de leitura. Legal que eu tenha conseguido estimulado o interesse por esse livro que é, de fato, muito interessante. Vivi, Pedrita e Geórgia, vocês vão gostar! :)

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Estava fazendo uma encomendo hoje de alguns livros! Amei a dica!!! Esse livro vai vir junto! Por isso gosto deste blog, a gente fica sabendo de livros preciosos.

Beijocas

Flavia

Beth/Lilás disse...

Olá!
Eu também já vi este livro por aí nas prateleiras das livrarias e estava mesmo querendo ter um feed back dele.
Bom saber que vc gostou e recomenda.
Vai entrar pro meu rol de compras.
Valeu!
bjs cariocas


PS: Snif, snif... ainda não botaram minha foto aí!

Anônimo disse...

Gostei muito das colocações da Célia. Tanto que já fui visitá-la lá no blog!Rsrs.


Beijocas
www.lizziepohlmann.com

Carol disse...

eu tinha esse livro num tive interesse de ler mas depois dos seus comentarios me arrependi
parebens vc escreve mto bem

Roberta Elisa Ribeiro Guerreiro disse...

Leiam, pois este livro é maravilhoso!!!
Daqueles que fazem você querer uma rede e tempo, muito tempo livre para sonhar até o livro acabar!!!
beijos
Roberta

Bianca Campos disse...

Olá Meninas, primeira vez que visito este blog e simplesmente adorei ele. Este livro, Paixão Índia, realmente é perfeito, quem tiver a oportunidade de lê-lo não vai se arrepender. Eu li e amei!

Beiijos!

Anônimo disse...

li varias e varias vezes e nao me canso de ler esse livro é perfeito, comprei para ler no aviao durante uma viagem e nao me arrependi.....

indico a todos e a todas...uma viagem inesquecivel atravez da obra de Javier Moro...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...