sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Rabino

El Rabino - Noah Gordon
Editora Rocco

Gênero: Romance

Por que resolveu ler este livro?
Estava no aeroporto de Madrid esperando um vôo para Zurich, minha conexão para chegar à Praga.

Havia comprado dois dias antes outro livro chamado “Os Pilares da Terra”, mas era muito grande para carregar numa viagem de férias. Nos primeiros 10 minutos de tédio pré-embarque decidi ir até a livraria e comprar qualquer livro de “bolsillo” que me chamasse a atenção.

Já conhecia o Noah Gordon por já ter lido “O Úlitmo Judeu” e pensei em comprar outro para ver se gostava mais.

O livro é sobre...
O livro conta a vida de Michael Kind, descendente de judeus criado em um bairro marginal de Nova York, e seu debate entre o antagônico legado recebido de seu avô, seu educador e o proporcionado por seu pai.

Seu avô lhe transmitiu a consciência de fazer parte da comunidade, enquanto seu educador se encarregou de sua formação religiosa. Por outro lado, Michael aprendeu pelas mãos de seu pai a valorizar a liberdade e a se atrever a questionar as normas.

As duas caras desta formação serão refletidas na vida adulta de Michael, que converte em um rabino tolerante e aberto, disposto a enfrentar todos os obstáculos religiosos e sociais que se oponham à sua relação com sua mulher, que não faz parte da comunidade judaica.

O que achou mais interessante?
O livro conta a vida do menino Michael até se tornar o Rabino Kind o que faz a leitura bastante interessante. O vai e vem entre o passado e o presente não chega a confundir o leitor.


É uma aula de história do judaísmo na medida certa. Não se torna cansativo, pois misturada uma boa dose de romance e drama.

Pontos fracos?
Não encontrei nenhum. O único problema da versão em espanhol é que algumas palavras estão escritas em hebraico, por vontade do autor de manter a grafia original.

No final do livro há um glossário, mas acredito que a leitura seria mais dinâmica, se fossem colocadas pequenas notas de rodapé ao final de cada página.

Para quem indica?
Indico para todos aqueles que querem ler um romance com uma pitada de drama e ainda aprender um pouco sobre o judaísmo e suas práticas.

De um a dez, qual nota você dá?
Eu dou um 9.


http://www.coisaparecida.blogspot.com/

Você também leu um livro interessante? PARTICIPE! Responda as perguntas e mande um e-mail para: elasestaolendo@yahoo.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Não conhecia este livro de Noah Gordon... bastante interessante... já li O Último Judeu e gostei muito, ele escreve muito bem sobre as questões judaícas!
obrigada por compartilhas esta idicação de leitura!
estrelinhas coloridas...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Olha, eu já li muitos livros do Noah, mas também nao conhecia esse. Achei super interessante a resenha que você fez. Anotado.

Obrigada pela participacao, valeu.

Abracos

Anônimo disse...

Acabo de mandar um e-mail falando sobre o que estou lendo.


Beijocas
www.lizziepohlmann.com

Anônimo disse...

Acho que o melhor livro do Gordon é O Físico. Li o rabino, mas não gostei tanto. Aliás, pelo que sei, ele é anterior ao Físico, que marcou, de vez, ele como um ótimo escritor.

Cecília disse...

Gostei da dica...
Tenha uma ótima semana!
Beijos

Anônimo disse...

Desde q visitei o museo do holocausto em DC em fevereiro, tenho tido vontade de ler mais coisas sobre o judaísmo e acho q ele livro é uma ótima dica!

bjos

Pedrita disse...

eu só li um livro desse autor e faz bastante tempo. beijos, pedrita

Unknown disse...

Pois dizem que O Médico é bom também. Estou com um que se chama "El diamante de Jerusalén" (também do Noah Gordon) na mesa ao lado da cama há meses e não consigo ter vontade de ler... sei lá, falta alguma coisa. Alguém ai já leu e pode me animar?

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Glenda, eu li O Médico e o Fisico, amei, por ser histórias medievais.

Eu tenho O diamante de Jerusalém, te confesso que já por algumas vezes tentei lê-lo, mas nao consegui, achei chatérrimo e deixei de lado. Nem parecia Noah Gordon. Outro dele que li É o Caso da Dr. Cole, onde ele conta a vida de uma médica nos EUA que faz abortos e ele discute toda a trama. Interessante, mas nada como O Médico e o Físsico.

Abracos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...