quarta-feira, 18 de junho de 2008

CORCOVADO

“Corcovado” - Jean-Paul Delfino
420 páginas - Record
Gênero: Romance histórico

Por que resolveu ler o livro?
Li a contracapa e vi que era um romance histórico, ou seja, uma história inventada, mas ambientada num momento histórico, do Rio de Janeiro dos anos 20 como os eventos que levaram à criação do Cristo Redentor.

Esse tipo de literatura é muito comum na França, onde moro. Muitos romancistas gostam de ambientar suas histórias nas cortes dos reis e imperadores. Esse tipo de texto exige anos e anos de pesquisa e quando é bem feito fica muito bom. Eu, pelo menos, adoro. Você se envolve numa ficção e, de quebra, aprende um pouco sobre um determinado país ou período da história.

O livro é sobre...
A saga de um jovem francês que, para fugir de uma vingança, embarca no primeiro navio com destino ao Rio de Janeiro, onde chega em 1º de janeiro de 1921. De estivador do cais do porto em Marselha, ele vira funcionário de escritório de arquitetura no Rio de Janeiro, depois bicheiro, depois contrabandista de bebidas e por fim tradutor.

O que achou mais interessante?
A minuciosa pesquisa histórica feita pelo autor sobre as ruas do Centro do Rio, as marchinhas que tocavam na época, os nomes dos músicos, os instrumentos musicais brasileiros, o nascimento do samba, a urbanização do Rio, a política brasileira, os problemas econômicos da jovem república, a prática proibida pela polícia das religiões afro-brasileiras, as comidas, o jogo do bicho... ele foi fundo na cultura carioca de uma certa época.

Pontos fracos?
Só se forem os meus, que conheço menos a história da minha cidade do que um francês.

Para quem indica?
Para quem gosta de romance histórico e tem curiosidade de saber como um estrangeiro nos vê.

De um a dez, qual nota você dá?
10, sem pestanejar. E já estou procurando o segundo volume (na verdade, é uma trilogia), que Rufino ambienta nos anos do nascimento da Bossa Nova.

Você também leu este livro? Quer saber mais sobre ele? PARTICIPE!!!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@yahoo.com.br

8 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Teresa, que livro fascinante ele me pareceu. Vou fazer uma busca e já vou encomendá-lo por alguém que está indo ao Brasil agora.
Fiquei super curiosa.

Obrigada por dividir conosco a leitura desse livro, pois eu sou carioca e com certeza nao conehco tao bem o Rio de Janeiro.

Um grande abraco

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

COnfesso que quando vi o título não fiquei muito interessada, mas quando fui lenod o que você escreveu me deu uma vontade de saber masi sobre o livro sim. Quem sabe não entra na minha lista? Também sou carioca e vergonhosamente não tenho a mínima idéia da história do Corcovado...

Bjos

Nando Damázio disse...

Nossa, é justamente o tipo de ficção que mais gosto, viajo em romances históricos, principalmente esses que usam como pano de fundo a História do Brasil !!

Fiquei com muita vontade de ler esse, pelos vários aspectos que você descreveu dele, tanto pela curiosa saga do personagem que sai da França e vive as mais diversas situações no Rio, quanto pelos fatos históricos verídicos que ele apresenta ..

Achei muito legal e bem original a proposta deste blog, parabéns às idealizadoras !!

Com certeza, já aceitei o convite para o ser o "homem do mês" de agosto, adoro ler e falar sobre os livros que leio .. Difícil vai ser escolher um só, hahaha ..

Abração, gente !!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nando que bom que você aceitou ao convite.
Já te mando as instrucoes.

Valeu, obrigada.

Anônimo disse...

meninas! obrigada por me dar a oportunidade de compartilhar com vocês um pouco da minha paixão pelos livros e pela leitura.

Anônimo disse...

Para quem gosta de romances históricos, recomendo Rio das Flores, do português Miguel de Sousa Tavares. Como pano de fundo, Portugal, Espanha e Brasil do início do século XX.

Lucia disse...

Maravilhoso! Eu amo livros com estorias assim. O que estou lendo atulamente e' meio parecido e estou amando (quando acaba-lo comentarei sobre ele aqui). Com certeza ja foi adicionado a minha lista.

Vivi disse...

Este blog é uma preciosidade! Uma grata surpresa.
Georgia, responder ao questionário será um grande prazer. "Sobrevivi para contar" repercutiu muito e mim e falar sobre ele é motivo de alegria.
Aguardarei as instruções!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...