segunda-feira, 21 de março de 2011

VIDA DUPLA

Vida Dupla - Rajaa Alsanea
Nova Fronteira - 256 páginas
Gênero: Romance

Por que leu este livro?
Após uma viagem a Dubai fiquei curiosa ainda sobre a vida das mulheres no Oriente Médio.

O livro é sobre...
"Vida dupla" é um romance sobre o Oriente Médio hoje, da jovem escritora Rajaa Alsanea, causou furor quando foi lançado em língua árabe em 2005.

A vida social, romântica e sexual, e os desejos e intimidades das protagonistas, quatro jovens ricas sauditas, provocou polêmica no mundo árabe tanto pelo tema como pela linguagem usada pela autora, bastante coloquial e antenada com a tecnologia - a reprodução de trocas de e-malis entre amigas são freqüentes no texto - para dar voz às personagens.

O que achou mais interessante?
Raja Alsanea
Saber um pouco mais sobre a "intimidade" da mulher árabe. Nunca havia me aprofundado sobre o assunto e saber que elas realmente questionam esta cultura, apesar de receberem estes ensinamentos desde seus antepassados, a modernidade que chegou para algumas (internet, celular, tv a cabo) fez com que elas quisessem ter os mesmos direitos daquelas que viam do outro lado da tela. Muito interessante.

Pontos fracos?
Nenhum.

Para quem indica?
A todas que quiserem conhecer um pouco sobre culturas diferentes.

Nota?
10.

Andrea
www.minhapaixaoaleitura.blogspot.com

7 comentários:

Caca disse...

Gostei da dica. O que se passa internamente no mundo árabe, especialmente no tocante às relações afetivas apenas nos chegam através da imprensa, que nem sempre tem a devida abstração das subjetividades que gostaríamos de saber. E quando é assunto tratado por mulheres, acho que é bem interessante , já que a voz delas lá é pouco "ouvida". abraços. paz e bem.

Pedrita disse...

eu sempre me choco com a falta de direitos das mulheres dessa região. há algumas diferenças em alguns países, mas a violência, a falta de respeito, sempre me assustam. faz pouco tempo vi o filme o círculo do iraniano jafar panahi que por esse filme está preso e proibido de filmar por muitos anos. qd ele puder já será um ancião, será que o deixarão viver até lá.

Tucha disse...

Parece que as mulçumanas estão decididamente na moda literária. Certamente pela nossa curiosidade em descobrir o que pensam aquelas cabeças cobertas por véus.

Kézia Lôbo disse...

A vida árabe é açgo que fascina muita gente, principalmente por ses costumes rigorosos....
Parece mesmo ser um livro muito interessante! Fiquei curiosa a respeito!

Cíntia Mara disse...

Já me recomendaram esse livro e o coloquei na lista de desejados imediatamente. Gosto muito de conhecer sobre novas culturas.
Beijos

* Edméia * disse...

*Interessante !!! *Obrigada pela

informação, *Andréia !!!

Claudia Magnólia disse...

Poxa, que dica ótima!!! Adorei:D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...