Autor: Érico veríssimo
197 páginas
Porque leu este livro?
O comprei no sebo quando estivemos no Brasil este ano porque já tinha lido: Olhai os lírios do campo.
Uma adolescente chamada CLARISSA que vivia numa fazenda e foi morar numa cidade grande. Este foi o primeiro romance do grande escritor brasileiro Erico Verissimo, e é uma das suas obras mais importantes.
Clarissa é uma adolescente curiosa e optimista, natural de uma pequena cidade do interior, que vai estudar em Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul.
Ela vai morar na pensão da tia e é ali que vai despertar para o mundo e para a vida. Dia após dia, observa as pessoas que a rodeiam: a esposa infiel, o músico contemplativo, a tia conservadora, a viúva e o seu filho mutilado… Através das observacoes de Clarissa, Erico Verissimo traca um retrato da Porto Alegre dos anos 30, mas traz-nos também uma visao singular sobre o Brasil e sobre o mundo naquela época.
É um romance doce e calmo de ser lido.
Pontos Fracos? Para os dias atuais ele poderá ser visto como um romance água com acucar. Mas é delicioso de lê-lo.
O que achou mais interessante?Muitas coisas. O dia a dia dos personagens, seus problemas, suas aflicoes e fazendo uma comparacao com os dias atuais vi que os problemas continuam os mesmos, mas a forma como enfrentamos o dia a dia, é muito diferente...
Ele é pai do conhecido escritor e cartunista Luis Fernando Veríssimo.
Para quem você recomenda?
Para as meninas que estao numa faixa de idade de 9 a 12 anos. Para as pessoas que gostem de um livro suave.
Que nota você dá?
8, por nao ser mais um livro atual.
Georgia Aegerter do blog Saia Justa
14 comentários:
Érico Veríssimo é realmene um escritor de múltiplas facetas. Acho que esse negócio é meio genético, para citar também o exemplo do Luis Fernando, que atua em muitos gêneros. Para quem, como eu havia lido primeiramente o Ana Terra,cheio de intensidade narrativa a gente até assusta com a calmaria de Clarissa. Mas é um bom romance, eu acho. Abraços. Paz e bem.
eu adoro esse autor e eu li esse livro há muitos anos, se não me engano foi o primeiro do autor que li. é maravilhoso mesmo. beijos, pedrita
O segundo livro que li do Érico Verissimo! Foi quando me apaixonei definitivamente por ele.
Oi meninas, estou de volta, na prévia de férias, adora vou colocar minhas leituras prazerosas em dia kkk
adorei a dica! bjsss
Ai que lindo!!!!! Li esse livro com no mazimo 8 anos. Ainda lembro da capa azul, que era um pouco diferente dessa, vou olhar de novo.
Beijos e esses livros para crianças , ou "mocinhas" sao o maximo.
Beijos"
Oi Georgia.
Acredita que eu nunca li esse livro? Pelo menos eu não me lembro...
Ele já está na minha lista.
Bjs.
Elvira
Este livro já está na minha lista de desejos, gosto muito de romances suaves ou água com açucar.
Beijos
Elvira, para mulheres como nós que já temos uma certa experiência de vida, o livro é fraquinho, mas para as nossas sobrinhas ou primas de 8, 9 10, 11 anos acredito que a dica é muito boa, pois as meninas se identificam com a personagem.
Abracos
Li esse livro quando tinha uns 12 anos e posso dizer que foi um dos responsáveis pela minha paixão por leitura. Erico Veríssimo é um dos, ou melhor, meu autor preferido. Já li todos os seus romances. Recomendo a quem leu Clarissa e gostou continuar a série com Música ao Longe e A saga. Este úlitmo é mais intenso, com mais drama adulto.
Até
Ana Oliveira
"Leitura é entretenimento."
Ah Gê,
Eu daria 10! Adoro este livro... Li incontáveis vezes até perdê-lo e a cada leitura, descobria mais e mais coisas interessantes...
Eu vou tentar achar esse livro na livraria daqui... Eu comprei o Diário de Anne Frank e vou lê-lo ano q vem!!!
bjo
Amo Clarissa. Alias, vale a pena ler a saga completa, composta, se nao me engano, de mais 3 livros. Erico Verissimo é um dos meus autores brasileiros favoritos.
Érico Verissimo, é um dos meus autores prediletos. lí os seus livros quase todos, o último foi Sólo de Clarineta, sua aauto biografia em dois volumes o útimo inacabado devido o seu falicimento. Mais o que me deixou mais recordaçães foi Olhai os Lirios do campo, estava na adolecencia e amei.Abraços Celina.
Ge!
Não li esse livro, mas pelos comentários aqui parece que vale a pena!!!
Você sempre com boas dicas!
Beijos
Postar um comentário