sexta-feira, 4 de junho de 2010

AS MENINAS

As Meninas - Lygia Fagundes Telles
243 páginas – Círculo do Livro
Gênero - Romance

Por que leu este livro?
Resolvi ler porque já havia lido um outro romance dela chamado Ciranda de Pedra e gostei. Estava passeando numa sebo, vi o livro e notei que era da Lygia achei interessante comprei e li.

O livro é sobre...
Sobre três meninas, amigas, unidas pelo fato de estudarem no mesmo internato de freiras. A História gira em função de seus sonhos e ações na maioria das vezes totalmente controvérsias umas das outras, num cenário político frágil. Tem reflexões e boas frases, que você para e pensa: "Nossa, nunca pensei por este lado".

O que achou mais interessante?
Achei muito interessante a forma que ela escreve, ela não escreve da maneira tradicional. Cada capítulo tem uma narradora diferente, cada uma fala como e sobre as outras coisas, que no capítulo seguinte ao mostrar seus pensamentos vemos o que realmente era verdade e o que era mentira. Mas nem por isso o livro é totalmente explicito em seus fatos, há margem para algum mistério também, e aí...a imaginção voa.

Pontos fracos?
Não é fácil de ler não...apesar de gostar do gênero e da autora, só terminei da terceira vez que comecei.

Para quem indica?
Para quem tenha dedicação e perseverança. Para quem esteja pronto pra se apaixonar por três garotas maravilhosas, que me irritaram, me emocionaram e hoje ainda deixam saudades.

Nota?
Ah, acho meio sacanagem dá nota, é muito pessoal e pode causar falsas expectativas, mas a minha é 10, certeza!







Nathália - Blog

13 comentários:

Pedrita disse...

eu gosteei muito de as meninas, tb li ciranda de pedra e é maravilhoso. adoro essa autora. estou com outro livro dela aqui pra ler. beijos, pedrita

Marina G. disse...

Adooooro! :D

Sonhos melodias disse...

O primeiro contato que tive com esse livro foi no primeiro ano do ensino médio. Odiei. Não entendi e achei massante. Anos mais tarde, já trabalhando numa biblioteca, tive o prazer de conhecer a autora e cai de paixão pela pessoa e pela escritora. Decidi reler o livro e tive uma grande surpresa pois nem parecia o mesmo livro lido no passado. Conclusão: acho que era imatura demais na época e não tinha ainda uma bagagem cultural, de vivência para compreendê-lo.
Bjs

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Eu adorei a dica!!!

Beijos

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Parece ótimo!!
bjs

Madame Mim disse...

Adorei a dica!
Bjs

Anônimo disse...

Nossa essa autora me fez voltar no tempo: quando eu tinha uns 12 anos, meu pai fez para mim uma conta numa livraria (grande idéia para dar para um filho) e eu lia de tuuuudo, de "O Enigma de Tutankamon e o Vale dos Reis" a Drummond, uma delicia. E desde la, sem ninguem me aconselhaar, eu sempre tive uma predileção por cronicas. Tinha uns livros, muitos livros de cronicas de autores diversos reunidos. E Lygia Fagundes Telles estava em todos. Nao me lembro de ter lido nenhum romance dela. Mas com certeza, vou procurar essa "As Meninas" embora eu nao tenha muita paciencia de fazer esforço para gostar de um livro. Largo sem problemas logo no começo. Mas como a amiga leitora fez o esforço por mim, sei que ha de valer a pena. Beijos, Cam

Nathi disse...

QUe legal que vocês gostaram, vale muito a pena!!!

Beijooos!

Cíntia Mara disse...

Há algum tempo quero ler As Meninas, mas já me avisaram que a leitura é difícil. Não desisti, ainda quero, mas vou deixar pra outro momento.
Bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nathi, achei ótima a sua dica.

Acho que muita gente já se acostumou a ler livros mastigadinho. Quando aparece um pelo caminho mais difícil de se ler, s pessoas estao desistindo.

Li um há pouco tempo chamado Mongólia, de Bernardo Carvalho, difícil a leitura, mas de uma beleza tremenda, de uma descricao fant´stica desse país.

Valeu a dica

Hugo Pinto disse...

Olá! Descobri hoje este blog que tem sugestões muito boas de livros que despertaram o meu interesse.
Criei recentemente um blog onde também tento partilhar o meu gosto pela leitura, e seria uma honra se pudessem passar por lá para deixares as vossas sugestões de leituras e ajudarem o meu blog a crescer. Afinal, tudo o que ajude a despertar o gosto pela leitura é bom.
o blog é o www.capitulonosso.blogspot.com
Com os melhores cumprimentos, Hugo Pinto.

Mylla Galvão disse...

Adoro a Lygia e a novela "Três Marias" foi baseado nesse livro...
Já li todos dois...
Mto legais!!!

Leria sempre a Lygia!!!

bjo garotas

Anônimo disse...

Nossa acho que vou ler esse livro, parece ser legal :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...