sábado, 3 de abril de 2010

UHURU

Uhuru - ALexandre Lobão
100 páginas - LSE
Gêrno: romance
Por que leu este livro?
Por que um amigo me deu de presente.

O livro é sobre...
A história é muito bem amarrada. Um menino comum como qualquer outro, negro, não conhece nada de sua história. Um dia a mãe começa a contar-lhe sobre um tal de Muzamba como se fosse uma história qualquer. Até que ele vai percebendo que aquela é a história de seus antepassados. Junto com ele vamos entendendo o lado dos negros ao serem arrancados de sua terra para serem tratados como escravo.

Mas nada de peninha do negros, é uma história que mostra que o passado existe, foi triste, mas que estávamos diante de pessoas nobres. Não há mocinho nem vilão, mas uma história de passado cheio de erros e acertos.

O que achou mais interessante?
A forma como é colocado. Não é para ter peninha dos negros, mas para admirar sua trajetória até hoje.

O fato da história ser toda hora interrompida pelo pai ou mãe do menino também da uma idéia legal de uma ansiedade boa. Você se coloca no lugar do menino e quer saber mais!

Pontos negativos?
Não encontrei, gostei muito do que li.

Para quem indica?
Para todos que queiram saber mais sobre o tema da escravidão, mas também de bondade, generosidade. Me encantei por Isabela e a maneira como dá uma lição em Ancelmo no capítulo 5.

Nota?
10!
Flavia Mariano - Depois dos 25...

12 comentários:

Milkshakedepalavrasdalu disse...

Oie. Adorooo o seu blog! Tem selinho p vc no meu bloguinho, tá?
Bjs! Lu

Caren Belló Muraro disse...

Essa história deve ser muito interessante. Valeu a dica!
Bjs

Renata Magalhães disse...

Escolhi seu blog para o Prémio Dardos. Veja no meu o que fazer :)

Beijo

Fada do Mar Suave disse...

“A Páscoa vem trazendo uma mensagem de paz, esperança e amor.”
Feliz Páscoa!

Voando pelo teu Blog, e colhendo luz, amor e paz. Um espaço lindo e mágico que sempre retornarei.
Vou ler muito neste feriado.

Com carinho da Fada do Mar Suave.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Flavia, adorei a dica.

Deve ser um livro super interessante.

Bjao

Pedrita disse...

fiquei curiosa. beijos, pedrita

Celina disse...

Oi queridas desejo um Feliz Domingo de Páscoa para vcs e familía! Abraço carinhoso da amiga Celina.Em breve estarei enviando minha resenha!

Eu a Mah disse...

uau..adorei a ideia de dar essas dicas de livros que vc leu e vou presentear muuuito com esses livros..gostei mesmo

estou tentando ( a duras) incentivar minha amiga a escrever tbm, ea escreve bem, tem ideia otimas e sabe usar bem as palavras (bem, comigo ela consegue tudo) kkkkkkkkk

bem, parabens pelo blog
continue assim
felicidades

http://meninabezerra.blogspot.com/

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia.
Passando para desejar uma FELIZ PÁSCOA para você e sua familia. Já que estou sem computador, aproveito a visita de meus filhos para tirar uma casquinha do notebook de minha filha.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana.
Beijo grande.
Saudações Educacionais !

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Não conheço esse livo, mas parece ótimo!

Bjs
Dani

Anônimo disse...

Uma ótima recomendação para nós, negros e para toda a população, idenpendente da raça e cor!!!

Alexandre Lobão disse...

Oi Flavia!
Obrigado pela resenha, ficou simples mas instigante!
Forte Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...