quarta-feira, 24 de março de 2010

Como e Por Que Ler Os Clássicos Universais desde cedo

PARE PARA PENSAR E diga o que pensa! Esta é a dica da Márcia, nossa leitora que fala sobre família x leitura.
Segundo Ana Maria Machado, a autora do livro: parece algo proposital essa cultura televisiva que impede a criança de pensar. Você concorda?

Como e Por Que Ler Os Clássicos Universais desde cedo - Ana Maria Machado
145 páginas – Objetiva
Gênero - Ensaio

Por que leu esse livro?
Comprei em 2005 após assistir algumas palestras sobre a relação leitor x autor numa universidade do Rio de Janeiro. Mas na época eu estava um pouco enrolada com minha vida profissional e alguns trabalhos acadêmicos. Adiei a leitura. Mas agora vivendo em terras vikings e com mais tempo livre, resolvi botar em dia algumas leituras adiadas.

O livro é sobre...
Para mim foi um grande bate papo com a autora sobre o encontro dos pequininos com os primeiros clássicos. Fala sobre como e por que devemos propiciar esse primeiro encontro, e acompanhar a evolução desse desenvolvimento.

Numa época completamente marcada pela tecnologia e o domínio da televisão x computador, a família é o principal agente limitador e modelador de outras formas de entretenimento e cultura.

O que achou mais interessante?
O fato de Ana Maria Machado dizer que parece algo proposital essa cultura televisiva que impede a criança de pensar. Achei interessantíssimo poder fazer uma análise do quanto a família pode ajudar nesse processo, guiando os pequeninos para novas veredas do conhecimento e da cultura.

Ponto fraco?
Não tem.

Para quem recomenda?
Para todos os pais interessados no desenvolvimento dos seus filhos e para todos aqueles que amam literatura.

Nota?
Nota 10 para esse livro.

Marcia Søvik

10 comentários:

Mylla Galvão disse...

"(...)cultura televisiva que impede a criança de pensar"
Toda a verdade está contida nessa frase!
Com tanta tecnologia hj em dia, as crianças só querem saber de Pc, celular e etc...
O prazer da leitura fica em segundo plano!
Acho isso um desperdício...

Vou anotar para ler futuramente!

bjinhos garotas!

Pedrita disse...

tenho vergonha de nunca ter lido nada dessa autora. inclusive ela estava no chile na época do terremoto e com dificuldade de voltar para o brasil. deu inclusive uma entrevista na época. beijos, pedrita

Caren disse...

Ana Maria Machado frequenta minha estante desde antes de os meus filhos nascerem. Adoro literatura infantil e sempre que posso compro livros infantis, para mim e para os guris. O livro preferido do menor, de 4 anos, é 'Menina Bonita do Laço de Fita', lido à exaustão, tanto que o sabemos de cor! Vou marcar este livro para comprar e ler assim que puder.
Uma confissão: na minha aposentadoria, quero cursar a faculdade de Letras e lecionar Literatura.
Adoro vcs.
Bjs

Roberta de Souza disse...

Legal.
Como eu amo os clássicos, foi uma boa dica.

bj

Tucha disse...

Com certeza precisamos da leitura dos classíco para poder aprender a pensar a criar. E assim poder fazer uma leitura critica desta cultura de massa, imposta pela televisão.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu digo que no Brasil quem educada as nossas criancas é a TV.

Meu marido ficou assombrado como as criancas no Brasil têem em seus quartos televisao. Cada cômodo da casa uma TV, um absurdo.

Adorei a dica.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Eu simplesmente AMEI esta dica de livro! Ana Maria Machado é ótima e sobre a pergunta do blog acredito que a TV tira o raciocínio da criança sim, mas não é o vilão. Cabe ao pai ensinar a criança a dosar e ver que tudo tem hora e limite.

Beijos

Vanessa Anacleto disse...

Gente, com esse meu novo emprego agora, o de mãe, eu estou pensando tanto sobre educação de filho que acho que esta foi a melhor dica até hoje do site para mim, obrigadaaaaa

Beijos

Autora disse...

oii passei pra dizer q adorei o blog!

vjs

Cíntia Mara disse...

Hmm... Uma boa dica para quem quer incentivar os pequeninos a ler. Creio que não apenas para os pais, mas para professores ou qualquer outra pessoa que possa influenciar positivamente as crianças.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...