quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O garoto no convés

O garoto no convés - John Boyne
493 páginas - Companhia das Letras
Tradução de Luiz A. de Araújo

Por que leu este livro?
Na minha lista de livros a serem lidos consta “O menino do pijama listrado”, do mesmo autor. Só que fazendo uma excursão “básica” à livraria eu encontrei esse fresquinho, comecei a espiar, e claro, não consegui largar! Gosto de ler sobre histórias de vida em geral.

O livro é sobre...
“Mutiny on the Bounty”, título original, contém o relato do mais famoso motim da história naval. Há outros títulos que relatam o mesmo fato, explorando o lado mais histórico.
Aqui os fatos são narrados por um dos membros da tripulação, o jovem Turnstile, que aos catorze anos de idade tem tudo pra “dar errado” na vida (não tem família, sobrevive de pequenos furtos e é explorado sexualmente), mas que de uma hora pra outra tem seu destino completamente mudado por um gesto de compaixão de quem menos se poderia esperar, ou seja, uma de suas vítimas. Assim ele embarca no Bounty e ao longo dos vários meses de viagem vive situações que vão influenciar e transformar o resto da sua vida.

Pontos fracos?
Gostei tanto que não consigo destacar nenhum.

O que achou mais interessante?
A narrativa tem lá sua carga dramática, afinal a vida do menino (fora e dentro do navio) é dureza. Mas dá para rir muito também com as observações que ele faz das situações em geral, de si próprio e das outras pessoas. Ele é literalmente um sobrevivente. A forma como as relações vão se transformando é interessante também.

Para quem recomenda?
Para quem gosta de ler uma boa aventura e que acredita que a iniciativa de um gesto positivo tem poder pra fazer a diferença na vida de alguém.

Que nota você dá?
Dou nota 10, gostei bastante e acho inclusive que merece ser transformado num filme.



Lis - Blog

Participe também! Responda as perguntas acima, anexe uma foto sua e uma do livro e mande para elasestaolendo@gmail.com!

8 comentários:

Nathi disse...

Ah, que legal! Vi o filme do Menino do Pijama Listrado e amei, se é do mesmo autor, este deve ser muito bom também!

^^

Gostei que você tireou uma foto com o livro, deve ter gostado mesmo!

Parabéns pela indicação!
Beijo*

Tha V. disse...

Antes de fazer uma viagem com grande chances de ficar presa em um congestionamento, resolvi comprar um livro, para me acompanhar. E foi o Menino do Pijama Listrado. Incrivelmente incrível! Inocência de uma criança e a realidade! Como amei o livro, dei a uma pessoa querida e assim vamos passando para frente essa história fantástica!
Assisti o filme, mas como sempre, a leitura é mais interessante e prazerosa! E as adaptações do filme acabam nos frustrando um pouco!
E vi esse novo livro! Acho que será a minha nova aquisição!
Bjos

Gabriela Andrade V disse...

Lerei, parece ser muito bom! Só tinha ouvido falar do "Menino do Pijama Listrado."
(:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Lis, achei a dica ótima. Deve ser um livro muito interessante.

Valeu!

Deyse Joyce disse...

Ahhh to louca pra ler esse livro!!!

Passa no meu blog,tem umas dicas de livros tambem,ate coloquei seu selinho la rsrs se quiser seguir ficarei muito feliz!!!

http://deysejoyceblog.blogspot.com/

Bjins

Cíntia Mara disse...

Boa dica! Já vi esse livro, mas não tive muito interesse. Vendo a empolgação da Lis, quem sabe não me animo, rsrs. Já tenho taaaaaantos na fila.

Aqui, tô fazendo sorteio de livros no meu blog, se quiserem participar ;)

Bjos

*Renata Gianotto disse...

Li primeiro "O menino do Pijama Listrado" e tinha gostado bastante. Mas, quando li "O Garoto no convés" me apaixonei por Turnstile e pelas aventuras dos marinheiros do Bount.
Estava na minha listinha de indicações para o site.
Recomendo para todo mundo que gosta de aventura com um toque de História.

Ótima indicação!

Mermaid disse...

Parece ótimo, vou colocá-lo na minha lista, que já está enorme,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...