segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

WHITOUT CONSCIENCE

Without Conscience - Dr. Robert Hare
236 páginas - Guilford
Gênero: Psicologia

Por que leu este livro?
Há anos pesquiso sobre psicopatia e comprei o livro para compreender melhor o tema
O livro é sobre...
Uma análise sobre a psicopatia em seus variados graus. Dr. Robert Hare é um dos mais antigos e prestigiosos estudiosos da psicopatia da atualidade. Em Without Conscience, o psicólogo canadense argumenta que ao contrário do que muitos estudiosos acreditam, a psicopatia difere da sociopatia e da personalidade antisocial (termo psiquiátrico para um conjunto de ações criminosas).
Para Hare, nem todos os psicopatas são criminosos e nem todos os criminosos são psicopatas. Ele desenvolveu uma lista contendo as diversas características que ajudam a identificar um psicopata: grandiosidade, ausência de culpa e remorso, impulsividade, irresponsabilidade, comportamento antisocial etc. O autor aponta que não existem tratamentos eficazes para a psicopatia porque os psicopatas não sofrem de doença mental, não são psicóticos e são plenamente capazes de distinguir o certo do errado.
Eles apenas não se importam. Seu texto é lúcido e conta com inúmeras descrições de casos e entrevistas com psicopatas e prisioneiros notórios que tornam a leitura mais compreensível e acessível. Os capítulos são divididos de forma a explicar as principais características dos psicopatas, a maneira como eles lidam com suas emoções, por que eles são como são, os psicopatas do colarinho-branco e como distinguir os psicopatas do resto da população. O livro é obrigatório para todos os que têm interesse pelo tema e gostariam de aprender de forma prática e simples como se proteger contra esses parasitas que assolam nossa sociedade.

Pontos fracos?
Nenhum

O que achou mais interessante?
Robert Hare é o maior especialista em psicopatia em atividade e seu livro nos permite compreender, sob a ótica da psicologia forense, como a mente dos psicopatas funcionam, apresentando as características emocionais e sociais mais frequentes nesses indivíduos e a fazer uma distinção entre os psicopatas que matam e os que são perniciosos para a sociedade de outras maneiras.

Para quem recomenda?
A todos que como eu apreciam o tema e têm interesse em compreender melhor o comportamento dos psicopatas.
Que nota você dá?
10

L

8 comentários:

Leci Irene disse...

Hummmmm!!!!! Se eu ganhar, leio... Pois que se não a gente chega a conclusão que todos somos doentes mentais!!!!!!!!! E.... devo estar entre os psicopatas "levemente prejudiciais"!!!!!!!

ღMily ღ disse...

oi amiga vim conhecer esse cantinho e amei,parabens tudo de bom por aqui,te desejo uma semana de muitas bençãos

Eliane Pechim disse...

Leci, muitas pessoas acreditam mesmo que eles sao loucos ou sofrem de algum distúrbio mental, mas a maioria deles não sofre de nada disso. O livro é muito bom e informativo. Abraço

Georgia disse...

Eliane, nunca li nada dele. Mas concordo com ele quando ele diz que:
..."nem todos os psicopatas são criminosos e nem todos os criminosos são psicopatas."

Sou da mesma opiniao.

Dica anotada.

valeu.

A cor da Imaginação disse...

Menina essa resenha é super diferente, pois é comum temos aqui mais resenhas sobre romances. O tema é instigador.

Bia Mendonça disse...

Eli, na faculdade fiz um trabalho sobre isso que me deixou bem interessada nesse assunto.

bjs

Eliane Pechim disse...

Bia e o Georgia, eu acho que mais pessoas deviam se interessar por esse tema porque ele afeta a sociedade como um todo. Nem todos os psicopatas vão se tornar serial killers sanguinolentos, mas todos os psicopatas são letais para a sociedade de alguma forma (mentem, roubam, traem, falsificam etc.). Há vários outros livros no mercado, em português e inglês, que nos ajudam a entender melhor a mente desses parasitas. Abraços

Sonhos & melodias disse...

Eliane, muito boa essa sua dica. Realmente convivemos numa soicedade onde lidamos com todo tipo de pessoas e personalidades. Muias, sem dúvida, doentias. Ler esse livro nos leva a conhecer e desvendar melhor as diversas nuances da psiquê. Sugestão anotada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...