sábado, 3 de outubro de 2009

A DESFIGURADA

A Desfigurada - Rania al- Baz
174 páginas - Editora –ASA
Gênero - Documentario
Traducao - Pedro Sousa Pires

Por que resolveu ler este livro?
Uma amiga o deixou aqui em casa e eu o li.
O livro é sobre...
Uma linda jovem que trabalhava na TV saudita. O marido enciumado pelo sucesso da esposa a espanca até deixá-la desfigurada. A partir desse acontecido a vida dela muda e um outro mundo se descortina. Ela passa a ser a voz de muitas mulheres sauditas.

O que achou mais interessante?
Depois de 13 operacoes ela ergue a voz em favor das mulheres do seu país, mas sem faltar com respeito à sua cultura e religiao. Não condenar o Islã, no qual acredita.
A grande catástrofe que lhe aconteceu passa a ser um assunto de Estado em seu país. Em seu livro Rania revela-nos a condicao da mulher nos países mulcumanos. É um relato corajoso onde nós mulheres ocidentais nao fazemos idéia do que é uma vida nesses países.

Pontos fracos?
Não tem. Mas fiquei revoltada de ver como uma mulher pode ser tão submissa. Tive muita dificuldade em aceitar esse lado do livro. Mas não o vejo como um ponto negativo.

Para quem indica?
Para as pessoas que gostam de conhecer outras culturas.

Qual nota você dá?
10
Georgia - Saia Justa

8 comentários:

Mylla Galvão disse...

Nossa!
Gostei do resumo do livro Geórgia...
Mas acho q não saberia ler este livro. Gosto da luta da Rania pela liberdade das mulheres. Mas por outro lado não suporto a ideia de q a mulher tenha q ser submissa ao homem... Mas um dia, quem sabe?
Olivro q eu ganhei de vc está mto bom. Obrigado!
Bjs

Tucha disse...

Sua resenha esta excelente, não li este livro, mas tenho aprendido com as leituras de histórias de mulçumanas de diversos países a compreender melhor a cultura.
Nos choca a submissão pregada por Alá, mas o choque maior é a violência contra as mulheres, e na nossa cultura ela também tem presença forte.

Pedrita disse...

fiquei com vontade de ler. não sei amiga se as mulheres são submissas, acho que a questão é bem mais complexa. elas são assassinadas, não têm realmente direito a nada e as poucas que se rebelam raramente sobrevivem. essa ficou desfigurada, mas algumas nem sobreviveram. e os homens se calam. a questão cultural nesses países é aterradora. ainda misturada a uma religião, a uma permissão superior, fica difícil libertá-las. eu vou começar um livro sobre mulheres tb, infiel de ayaan hirsi ali. beijos, pedrita

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Estou louca para ler este livro!!! Pena que ainda não chegou ao Brasil"

Beijosss

Cíntia Mara disse...

Parece muito bom. Gosto de livros que falam sobre culturas diferentes, mesmo que sejam tristes.

Bjs

Bia disse...

Conhecer outras culturas é conhecer o mundo!!!

mz disse...

Encontrei este blog por acaso. Gosto de ler e de ter sugestões de leitura.
Por isso, já sou vossa seguidora!

Vou estar de olho nas sugestões e quem sabe um dia destes, enviar-vos
uma sugestão!

bjs

katia Ruivo disse...

nossa, fiquei curiosíssima para ler!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...