terça-feira, 15 de setembro de 2009

Surpresa! Quer saber se aquelas páginas escritas em segredo merecem ser publicadas? Leia a entrevista e concorra a uma consultoria!

Sabemos que muitas de nossas leitoras querem escrever um livro! Por isso, resolvemos dar uma forcinha e fomos em busca de James Mcsill! Demoramos a conseguir uma entrevista com ele, mas aqui ele está!
Anglo-brasileiro que atua no mercado editorial internacional, não como autor, mas como estruturista ou "cirurgião de texto" como ele mesmo costuma dizer. Este é James Mcsill.

Requisitado para cursos e palestras na Europa e EUA, resolveu apostar no mercado brasileiro. Criou um concorridíssimo e seleto curso onde dezesseis autores aprendem como transformar seus livros em campeões de venda com qualidade irreparável. Segundo ele, para os autores é uma experiência única que multiplica e conduz a uma maior possibilidade de sucesso do original.

James mora em Londres e é como um selo de qualidade no mercado editorial. Agora está aqui para nos contar sobre este trabalho pouco conhecido pelos leitores!

O que faz um estruturista?
Em geral, sou contratado para desmontar e remontar um texto dentro de parâmetros que sejam mais comerciais. Em outros casos, monto um texto ou ajudo no desenvolvimento de um texto para teatro baseado num livro. Por exemplo, a pessoa transformou o Pequeno Príncipe numa peça de teatro. Qual cena do livro deve usar para abrir a peça?

A maioria dos autores que me procuram (em inglês) são autores que já fizeram sucesso com um livro e precisam repetir o sucesso no segundo. No caso do Brasil é diferente, por exemplo, estou trabalhando com a escritora Eliana Barbosa para adaptar um de seus livros, o Enigma da Bota, para uma nova edição brasileira e uma tradução e publicação nos EUA.

Como fazer um bestseller?
Há muitas coisas a serem consideradas, porém há algumas mais importantes como:

■ A "premissa" é boa?
■ Segue uma lógica, uma linha de desenvolvimento ("arco da história/ arco dos personagens") que seja interessante e crie suspense?
■ Os personagens principais estão bem desenvolvidos?
■ O leitor se identificar plenamente com o personagem principal? As personagens secundárias foram bem expostas? São interessantes?
■ O diálogo "soa" real? Faz uma boa pontuação com a descrição e a ação? Está inserido no momento adequado, realçando alguma descrição ou ação?
■ As descrições são vívidas, não muito longas e bem marcadas com o diálogo?
■ A história cresce até um desfecho interessante?

Você oferece um serviço de "chibatas" gratuito em seu site onde as pessoas podem enviar um texto e você analisa apontando as falhas. Em que isso pode ajudar o autor iniciante?
Escrever profissionalmente requer muito esforço, técnica, dedicação. Para alguns, a chibatada é o início de uma carreira. Já outros, percebem que há melhores coisas a fazer na vida do que ficar escrevendo histórias que não servem para nada.

Quais as maiores falhas dos autores iniciantes?
O maior problema é o autor achar que uma história tem de ser contada (narrada), para criarmos a ilusão de “realidade” a trama tem de ser mostrada. Isso requer técnica.

O que é preciso para se tornar um de seus "pupilos" e participar do tutorial?
Entrar em contato. Preciso estar convencido de que o meu ‘pupilo’, como os chamo, tem a personalidade certa para se tornar escritor publicado.

Em Novembro, você estará no "Write in Rio" que acontecerá no Rio de Janeiro. Este curso é para quem quer se tornar autor profissional com qualidade internacional?
Sim. Vou aprofundar técnicas e levar os autores ao ‘próximo nível’.
Como um presente aos participantes, quem apresentar, dentro de oito meses a partir da conclusão da imersão, um texto nos parâmetros internacionais de estruturação, esses terão colocação imediata com um agente que os enviará para editoras comerciais para apreciação.

Quem pode participar?
O grupo é bastante seleto. Mas todos podem se candidatar. Será um misto de autores profissionais e aspirantes talentosos. Quem quiser se candidatar deve enviar um e-mail para james@mcsill.com e aguardar o contato.
Gostou? Quer saber mais sobre o James Mcsill? Clique aqui!
Quer concorrer a três horas de consultoria do seu original ou da sua idéia para um livro? Mande um e-mail para elasestaolendo@yahoo.com.br com o título:
James Mcsill!

8 comentários:

Mylla Galvão disse...

Ei garotas!!!
Eu achei interessante a entrevista...
E concordo com ele! Nem todo trabalho, nem todo conto dá um livro...
Um dia talvez, quem sabe possa escrever um livro... Im livro de memórias!
Adorei a reportagem!
Bjão

Cíntia Mara disse...

Que legal, não sabia que existia essa profissão, mas é muito interessante.
Eu até tenho vontade de escrever um livro, mas não agora. De qualquer forma, acho que vou submeter um dos meus textos no site dele.
:)

Vanessa Anacleto disse...

Meninas, vcs querem matar uma escritora do coração. Se eu ganhar isso posso até ter um treco. Meu livro está quase pronto. Impus a mim mesma data para finalizar, registrar e começar a enviar para a editora. Estou com os dedos cruzados.

Abraço

Nane Cabral disse...

Olá! Adorei a entrevista. Qdo era criança meu sonho era ser escritora, mas confesso que atualmente gosto mais de ler do que escrever. Bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

Tucha disse...

Muitíssimo interessante. O moço parece mesmo entender do que faz. Concordo com mtas das idéias deles sobre escrever um livro. Já descobri, sem as chicotadas, o qto preciso melhorar...

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,pessoal
Encontrei esse Blog através da Georgia,que fez um comentário no meu Blog,onde falei sobre a Bienal do Livro.
Fiquei encantada com essa reportagem e com outros posts..
Quando houver algum evento,de troca de livros ou Postagem Coletiva,gostaria de participar.

Sucesso

Alexandre Lobão disse...

Amigas!
Adorei o Blog e esta entrevista em particular!
Aproveito o ensejo para convidá-las a conhecer o meu blog, com dicas para escritores.

Forte Abraço e continuem com o bom trabalho!

www.AlexandreLobao.com

Marton Olympio disse...

Nossa, que blog bacana.
Adorei.
E o concurso já teve resultado ou ainda da para participar?
Eu como humilde escritor, convido a todas para dar uma passada em meu espacinho, onde habitam contos e romances.

beijos se forem de beijos.
abraços se forem de abraços.

http://martonolympio.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...