310 páginas - Companhia das letras
Gênero - romance
Por que leu este livro?
Por que leu este livro?
Leio toda semana as críticas sobre os livros que estão sendo lançados na Revista Época. Quando li sobre este, fiquei muito curiosa. O comportamento humano é um de meus assuntos favoritos.
O livro é sobre...
Sobre um lugar fictício onde, sem nenhuma explicação, as pessoas começam a perder completamente a visão de uma hora para a outra, com exceção de uma única mulher.
Sobre um lugar fictício onde, sem nenhuma explicação, as pessoas começam a perder completamente a visão de uma hora para a outra, com exceção de uma única mulher.
A partir daí, as pessoas começam a ser isoladas do restante da sociedade por medo de contaminação e passam pelas situações mais degradantes possíveis, pois nem mesmo na ausência das suas necessidades mais básicas, o ser humano é capaz de se tornar mais humano e generoso com o seu semelhante.
Ponto fraco?
Ponto fraco?
Para leitores não acostumados com o estilo de Saramago, a leitura desse livro pode ser um pouco confusa, ele usa pouquíssima pontuação e isso pode dificultar a compreensão de algumas idéias.
O que achou mais interessante?
O que achou mais interessante?
A perspectiva da única personagem que não perdeu a visão é algo impressionante. Por várias vezes ela chega a desejar também não mais enxergar para não ter que enxergar com os próprios olhos aquilo que o coração consegue ver.
Para quem você recomenda?
Para quem você recomenda?
Para todos (maiores de idade, de preferência, pois há alguns episódios um pouco inapropriados para menores), mas principalmente para aqueles que lidam ou se interessam pelo ser humano, pela nossa essência, aqueles que se importam demais com o externo, aparente e se esquecem que o que realmente define o que somos é o que não pode ser visto.
Que nota você dá?
Que nota você dá?
19 comentários:
Eu ouço falar desse livro desde a época que fiz vestibular! e por acaso até hoje nunca o li... a história me parece ser interessante, mas na livraria sempre que o via, eu estava com o olho maior para outro livro!
Sempre quis ler esse livro.
mas não deu ainda!
=/
ele sempre me pareceu ser muito bom!
Na minha opinião este é o melhor livro de toda obra do Saramago. Remete a reflexão e possibilidade de entendimento da falta de visão que julgamos uma banalidade.
Excelente.
Leiam, vale a pena.
Vi o filme, mas não li o livro... Não sai com vontade de ler o livro...
Beijos
Nossa, que blog bacana.
Adorei.
E o concurso já teve resultado ou ainda da para participar?
Eu como humilde escritor, convido a todas para dar uma passada em meu espacinho, onde habitam contos e romances.
beijos se forem de beijos.
abraços se forem de abraços.
http://martonolympio.blogspot.com/
ps.: este é um caso raro de filme e livro no mesmo nível :)
Nao li o livro e nem vi o filme, mas confesso que ainda nao tive interesse de ler alguma coisa desse autor, embora tenha esse livro aqui na minha estante. Vou pensar no caso...
Valeu a dica
esse livro é maravilhoso realmente e muito indigesto. foi uma difícil leitura. adorei o filme tb. beijos, pedrita
Considero o melhor do Saramago, e está na lista dos meus livros preferidos. Li há alguns anos, assisti o filme há pouco, e também gostei muito.
Minha nota para o livro também é 10!
I wish you health and happiness every day!
Ich wunsche Ihnen Gluck und Gesundheit jeden Tag!
Je vous souhaite sante et bonheur chaque jour!
網路行銷
seo
Eu adorei esse livro! Muito bom! Acredita que quando eu terminei de ler eu até sohei que estava cega! rsrs Adoro a escrita do Saramago, ele nos dá a liberdade de dar a ênfase que julgarmos necessária para a leitura!
Xerus
=***
Não é um livro fácil de ler, deixa exposta toda a "escuridão" do humano, talvez isto nos choque e nos deprima. Mas as vezes é importante estar de olhos bem abertos.
Olá meninas! Não vi o filme e nem li o livro, ainda.
Mas vou fazê-los com certeza, pois o tema é muito interessante.
Beijos queridas e tenham um lindo dia!!!
àqueles que não o leram ainda, eu super recomendo, vale muito a pena, principalmente se você ainda não viu o filme, não conhece o desfecho...no entanto, gosto de alertar que não se trata de uma dessas estórias hollywoodianas com um super desfecho onde tudo se explica, tudo se resolve; como o nome mesmo já diz, ele nada mais é do que um ensaio, uma reflexão.
beijos a todos!
Adorei o texto amiga!
Valeu a dica!
Parabéns pelo post!
Beijos
Que delícia esse livro! Lembro que não consegui terminar mas estava apaixonada pela história... Vou tentar conseguir por aqui, mesmo que seja em espanhol. Vi o filme e adorei (adoro muito Julianne Moore y Mark Ruffalo!)
Obrigada por me fazer lembrar do sacrilégio de não ter terminado...
Beijos, Kátia! Como sempre com uma dica maravilhosa!
Eu não li o livro,apenas vi o filme,mas sempre penso que o filme é bem mais resumido,fiquei até curiosa e vou procurar ler o livro agora.
Adorei o blog,interessante!!!!
não li o livro, nem vi o filme, mas já ouvi muito sobre ambos. E tenho vontade de ler e assistir, mas ainda não tive oportunidade. Ah, parabéns pelo blog. É deveras interessante :D
Olá!
Recebi sua mensagem para eu participar do cronograma de resenhas do fim de ano!
Claro que gostaria!
Vc vai me passar uma data?? Como funciona??
Se eu puder pedir uma coisinha... Se for marcar uma data coloca mais para o fim do mês! {rsrsrs} Eu estou no último período da minha facul e ando cheia de relatórios para fazer!
Obrigada pelo convitee!!!!
Bjus
Assino embaixo, nota 10!
é um livro chocante.... traz uma metáfora forte!
;*
Postar um comentário