sexta-feira, 5 de junho de 2009

ABUSADO

Abusado – Caco Barcellos
588 páginas – Editora Record
Gênero – Lit. Estrangeira

Por que leu este livro?
Porque fazia parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular que eu prestei.

O livro é sobre...
Sobre o traficante do Morro de Santa Marta, Juliano VP. O jornalista Caco Barcellos conta a história dessa favela carioca nos mínimos detalhes - a sua criação, a trajetória do tráfico de drogas e a atividade das forças policiais dentro do morro.

O autor teve envolvimento direto com Juliano, fez inúmeras entrevistas (não só com ele, mas com muitos moradores). Por isso, o livro traz uma carga extra de realidade. O trabalho impecável de apuração faz do livro um verdadeiro guia da realidade brasileira em relação às drogas.

Pontos fracos?

Não gosto de violência, nem de relatos chocantes. Mas o tom de realidade do livro é dado, principalmente, por esses aspectos.

O que achou mais interessante?
O compromisso que Caco teve com o próprio trabalho. A apuração incansável e o perigo que correu, tudo para documentar aquela realidade e mostrar esse lado do país.

Depois da publicação do livro, ele ficou alguns meses em Londres, fugindo de ameaças de traficantes. Além disso, ele fala sobre Juliano VP não como um "bandido incorrigível", mas como um ser humano que pensa diferente sobre o crime.

Para quem recomenda?
Para quem gosta de livros tipo documentário e para aqueles que querem entender a dinâmica do tráfico e da bandidagem nos morros.
Nota?
9.


Andressa

7 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nossa, acho que esse livro deve ser muito bom. Pela autenticidade dos fatos.

Andressa, valeu!

Um abraco

Pedrita disse...

nossa, um livro do caco barcellos obrigatório para o vestibular. que evolução. começamos até que enfim olhar para a nossa produção interna. eu tinha lido o primeiro dele, q obrigou-o a ficar escondido muito tempo pq foi jurado de morte. caco barcellos escreve muito bem e é muito corajoso. anotado esse livro. beijos, pedrita

Sheila Albuquerque disse...

Esse livro é muito bom! Eu o li em apenas uma semana. E, olha que ele é grossinho! É um livro que te prende. Você sempre quer ler mais e mais. Recomendo a todos. E, após a leitura dele, sugiro o documentário "Notícias de uma guerra particular".
Um abraço!

Stephanie Pereira disse...

Também acho esse livro incrível. O caco barcelos sabe como conduzir uma história sem torna-la maçante, cansativa..

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Já tinha ouvido falar muito deste livro. Na época li o Falcão, meninos do tráfico e achei meio pesado ler os dois ao mesmo tempo. Mas vou dar uma chance.

Beijocas

Beatriz disse...

Uma boa entrevista e excelente mote pro próximo dia 25 - dia internacional do combate às dorgas.
http://cd-ladob.blogspot.com

Ana Oliveira disse...

Acho esse livro maravilhoso. Caco Barcellos arrebenta, tô como livro dele Rota 69 na lista para ler.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...