segunda-feira, 4 de maio de 2009

LABIRINTO

Labirinto - Autor –Kate Mosse
558 páginas - Objetiva
Traducao - Fernanda Abreu
Gênero - romance histórico

Por que resolveu ler este livro?
Li que era um livro super interessante. E é mesmo.

O livro é sobre...
A magia e o encanto da zona de Languedoc, sudoeste de França, entre as montanhas de Sabarthès e Carcassone. Da magia surge a curiosidade das histórias das Cruzadas e da perseguição aos Cátaros, considerados heréticos pelo papa e ali chacinados sem misericórdia.
A investigação histórica que a autora Kate Mosse se dedicou durante sete anos, preparou-lhe o terreno para a escrita deste romance. Entre a lendária Carcassone, em pleno século XIII, e as escavações arqueológicas que nessa mesma zona que levam, oito séculos depois, em pleno século XXI, à descoberta de uma misteriosa gruta em que nas paredes foi incrusta o desenho de um estranho labirinto...
Do passado ao presente, seguimos, sempre atentos, sempre curiosos, a saga de Alaïs e Alice. Alaïs foi a última das guardiãs dos três Livros do Graal. Alice, a mulher do hoje, entre nós, é a que tenta chegar à verdade do que realmente aconteceu naquela gruta. Uma ficcao sensacional!
* No final do livro tem um glossário das palavras usadas na Idade Média. Vale conferir sempre que uma palavra aparece.

O que achou mais interessante?
Estudando a fundo a perseguição aos cátaros, que acreditavam na iluminação através do conhecimento, revela como de fato a cruzada do papa Inocêncio III tinha outros fins que não a religião.
Seguindo as palavras do velho Audriac Baillard, que atravessou os tempos em busca da verdade, também ela, como ficcionista, acaba por lançar uma outra hipótese sobre a verdadeira origem do Graal...

Toda a trama é envolta de 3 livros, 3 guardoes e duas mulheres unidas pela forca do amor. Uma na Idade Média e a outra no Presente.
Pontos fracos?
Nao tem o livro é suspense e trama desde o comeco até o fim.
Para quem indica?
Para quem gosta de ler romance bem escrito, aprender um pouco de cultura e história de outros povos e épocas.
De um a dez, qual nota você dá?
10, sem dúvida alguma.





Geórgia - Blog - Saia Justa

6 comentários:

Maria Augusta disse...

Georgia, que dica genial, adoro Carcassone e a história dos cátaros, e tenho lindas lembranças desta cidade nas alturas com suas ruelas de onde parece que vai sair um cavaleiro medieval em cada esquina. Fiz até um post sobre ela no "Le Jardin Ephémère" (http://jardinephemere.blogspot.com/2008/04/citadela.html) que tem também as regras do amor cavalheiresco na Idade Média rs.
Beijos e obrigada pela dica.

Fernanda disse...

Adorei esse livro, alias, adoro os livros que tem mulheres como personagens principais...

Mírian Mondon disse...

otima dica Georgia! apesar do fascinio que essa região inspira, ainda não li Kate Mosse e colocarei na minha lista de futuras !leituras.
Obrigada! Beijos

Leitura Nossa disse...

Também adorei esse livro... super recomendado... a narrativa é maravilhosa e as passagens históricas são de tirar o fôlego...
Ótima escolha...

bjs
Débora

Tucha disse...

As ficções com inspiração histórica me fascinam. Vou colocar na minha lista de leitura.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Vocês nao vao se arrepender. O livro é mesmo estupendo.

Um abraco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...