sexta-feira, 15 de maio de 2009

HOMEM DO MÊS - NOVIDADE - DOIS EM UM!!!

Hoje é dia dos homens por aqui e resolvemos inovar! Dois homens, dois livros sobre números! Uma boa oportunidade para todas nós aprendermos um pouco mais sobre finanças!

Com vocês: J. Neto e Alcir! Vale a pena conferir!!!

Mercado Financeiro – Produtos e serviços - Eduardo Fortuna
864 páginas - Qualitymark
Gênero: Economia e Finanças

Porque resolveu ler este livro?
Queria ler um livro de economia que fosse descomplicado, sem aqueles textos complexos e termos técnicos encontrados na maioria dos livros de investimentos e finanças.

Minha idéia era assimilar mais rapidamente a leitura e aprender objetivamente. O melhor livro que encontrei com esse propósito foi este. O Eduardo Fortuna é economista de renome, escreve de forma simples e, sem falar que o livro já representa a bíblia das finanças em todo o país.

O livro é sobre...
Mercado Financeiro. Para conhecer como funciona todos os serviços e produtos.
O que achou mais interessante?
Dentro de minha área especifica este foi o melhor livro que encontrei. Serve-me como um livro de cabeceira e é a ele que sempre recorro alguma vezes. Já tive a oportunidade de ler vários livros de Economia e, gosto também de ler sobre biografias de pessoas bem sucedidas. No entanto, resolvi falar sobre esse, por ser um livro bom de uma área em que gosto de atuar.
Pontos fracos?
Nenhum.


Para quem indica?
Para todos aqueles que desejam conhecer, se aprimorar e se aprofundar sobre temas ligados ao Mercado Financeiro.
De um a dez qual a nota você dá?
Nove

J. Neto - http://sakuxeio.blogspot.com






ALCIR

O Último teorema de Fermat - Simon Singh
Traducao - de Jorge Luiz Calife
287 páginas - Record
Gênero - Documentário, História da matemática

Por que resolveu ler este livro?
Ele estava lá na escola, chegou em 2008. Me passou um certo ar de mistério e me instigou... Também me trouxe uma lembrança de uma matéria que em algum dia eu li sobre o tal último teorema e a recompensa oferecida a quem resolvesse.

O livro é sobre...
Matemática! Uma saga pelo conhecimento humano desde a antiguidade até as unievrsidades do século XX, ligadas pelo desemvolvimento daquele que passou a ser chamado de o "maior enigma da matemática de todos os tempo"...levou 358 anos para chegar a uma solução!

O que achou mais interessante?
A obstinação de gerações de matemáticos pela construção do conhecimento. A intensidade e a profundidade com que muitos deram a vida pela matemática. Também algumas curiosidades sobre a Irmandade Pitagórica, a participação feminina na história da matemática (desde a mulher de Pitagoras), as formas modulares e as equações elípticas que acabaram se transformando no "elo perdido" para o Teorema de Fermat.
Pontos fracos?
Eu e o meu pouco conhecimento da matemática.Pelo menos da aplicada e pura que aparece no livro, muitas coisas eu não peguei pela linha matemática. Apenas pude acompanhar as contribuiçoes de uma epoca a outra, entre vários estudiosos/as como quem segue as pistas de um enigma e encaixa algumas sem entendê-las isoladamente.
Para quem indica?
Para todos os professores de matemática (principalmente aqueles que fazem da sua matéria um instrumento de poder e dominação pelo medo e mistério!) e para todos que têm medo da matemática e de seus professores de matemática!

De um a dez, qual nota você dá?
8




Alcir - Algumas subversões

4 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Alcir, obrigada pela participacao.

Gostei da sua dica, pois acho super interessante conhecer como os negócios se dao. Além do quê conhecer alguns produtos. Aqui na Alemanha temos um livro que nos dá dicas de onde comprar determinados produtos mais em conta.

Me lembra que quando fazia faculdade se falou de um livro que contava a história das indústrias, que contava como a Coca Cola surgiu, como o Jeans surgiu, suas dificuldades e como as idéias foram surgindo afim de tornar o produto conhecido. Me lembro que houve uma discussao enorme sobre as bocas consideradas grandes dos shampoos, era tudo estratégia de mervado para que a pessoa ao lavar os cabelos usasse muito mais shampoo que o necessário e assim o produto acabaria logo e se compraria o próximo...essas coisas.

Obrigada pela dica, valeu.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

A segunda dica sobre O último teorema...

acho que iria gostar de lê-lo. Adoro esse tipo de livro que conta junto histórias, fatos, e informa como as coisas aconteceram. Até mesmo pela sua resenha há um ar misterioso envolvendo o assunto e eu gosto disso. Eu fico encantada por exemplo que se chegou a uma conclusao que as medidas deveriam ser iguais em todo o mundo. Imagina se cada uma tivesse a sua medida que complicado que esse mundo seria?
Gostei de saber que a mulher também teve o seu papel de particpacao em alguma teoria já desde os tempos da antigüidade.

Sem sombra de dúvidas essa sua dica está anotada e assim que eu puder peco que me enviem.

Uma ótima dica sem dúvida para os professores de matemática como você escreveu.

Valeu, obrigada pela participacao.

A Itinerante - Neiva disse...

Olá,

Não conhecia este blog. Achei muito interessante. Minhas amigas e eu estamos sempre procurando por novas dicas de leitura.

O do Neto deve mesmo ser interessante e embora no momento não esteja no meu foco, guardarei a sugestão.

O do Alcir também. Adoro estes enigmas da matemática.

Abraços

André Wernner disse...

Geórgia,
Parabéns pelas entrevistas! É sempre bom saber o que o pessoal da rede está lendo, se informando e buscando para acompanhar esse mundo maluco em que estamos vivendo, além da interatividade.
Parabéns também pelo blog.
Estou com novo blog em novo endereço e, se forma da sua vontade, nos visite, ok?
Aqui: http://blogs.abril.com.br/andrewernner
Abs, sucesso e boa semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...