segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caçando carneiros - Que tal um romance japonês?



Raramente, alguém diz: Acabei de ler um romance de um autor japonês! Mas é por isso que este espaço existe, para darmos e pegarmos dicas como esta, de um romance japonês que nos faz refletir! Por isso, fica o convite: que tal sair do comum e ler um romance japonês? Aceita o convite?
Caçando Carneiros - Haruki Murakami
Tradução: Leiko Gotoda
335 páginas - Estação Liberdade

Por que leu este livro?
Vi o exemplar na biblioteca do meu trabalho e, como Haruki Murakami é um dos autores mais populares do Japão atual e o título do livro me chamou a atenção, não quis perder a oportunidade de fazer a leitura.

O livro é sobre...
A foto de uma paisagem bucólica, com montanhas e carneiros, publicada em uma revista como parte de um anúncio publicitário, é o ponto de partida para levar o protagonista do enredo a uma aventura que vai de Tóquio até Hokkaido, no extremo norte do Japão, em busca da chave para a resolução de todo um mistério: encontrar um dos carneiros presentes na fotografia.

Pontos fracos?
Em geral, os personagens de Caçando Carneiros lidam com um vazio no qual a perda da identidade e o questionamento pessoal é algo que sobressai no decorrer do livro. Talvez o leitor menos atento se incomode com a ausência de nomes na história, embora o talento da narrativa de Haruki Murakami não permita que isso prejudique o enredo.

O que achou mais interessante?
Murakami é muito habilidoso na constituição da narrativa, que tem forte apelo sensorial para o leitor – as cores, os cheiros, os sons, os gostos são potencializados por meio do cheiro de um café com grãos moídos na hora, os escarpins vermelhos e o vestido florido da mulher que aguardava em casa.
Essa relação leitor–personagem é muito interessante, porque enquanto o leitor "prova" todas essas sensações, todas essas experiências são insípidas para as personagens.

Para quem recomenda?
Para todos aqueles que querem ler um romance contemporâneo da literatura japonesa.

Que nota você dá?
Nota 9, muito bom!


Erika - blog - Tudo ao meu redor

7 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. anotado. eu gosto de ler livros de diversos países e épocas. beijos, pedrita

Blog Dri Viaro disse...

tb amor ler, e passei pra conhecer o blog
bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ai que eu quero ler esse livro. Deu água nos olhos só de pensar nessa estória. Nunca li um romance japonês...

Erika, valeu, obrigada!

Erika disse...

Pessoal, a leitura vale muito a pena. É uma oportunidade de perceber como determinados padrões sociais e mesmo simples sensações são encaradas no Oriente. Muito interessante. Beijos a todas!

Vivi disse...

Sem dúvida, deve ser uma leitura proveitosa e enriquecedora. Valeu a dica!!!

Tucha disse...

Gostei do seu comentário, vc conseguiu expressar de forma clara seu sentimento em relação à leitura.

Dani Maia disse...

Sou alucinada por Murakami, mas não consigo encontrar "caçando carneiros" em nenhum sebo aqui em Brasília. Alguém aí tem e poderia me repassar? Serei eternamente grata! bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...