domingo, 18 de janeiro de 2009

O que você já leu sobre a China?

Mais um dia deste quadro que está se mostrando um sucesso! Nosso domingo mais que interativo.

2008 foi o ano da China! Deram um show nas olimpíadas e fizeram o mundo querer saber um pouco mais sobre esta grande potência. Se você também ficou curioso para saber mais sobre este país, nós vamos dar uma força. Afinal, o objetivo deste blog é facilitar a vida de quem quer ir direto a bons livros.
Se as olímpiadas ñão aguçaram sua vontade de ler sobre a China, ok. Mas se você não sabe quem é o homem da foto abaixo, é hora de ler urgentemente sobre o país! Afinal, mulheres descoladas esbanjam cultura geral.
Nós aqui do blog já demos uma mãozinha e vamos repetir a dose. Mas temos certeza que vocês têm muitas boas dicas para nós e nossas leitoras!
Então, QUAIS OS LIVROS QUE VOCÊ JÁ LEU SOBRE A CHINA?




"Adeus China - O último bailarino de Mao" - Li Cunxin

400 páginas - Editora Fundamento
Gênero: Biografia, Mémórias, Política

Por que resolveu ler este livro?
Porque amo biografias e memórias. Ficava sempre paquerando este livro. Até que um dia, resolvi comprá-lo.
O livro é sobre...
Sobre o bailarino chinês Li Cuxin e sua trajetória da pobreza do interior da china até sua glória no Houston Ballet nos EUA e, depois, em todo o mundo. A maior parte do livro se passa nas décadas de 70 e 80 em uma China dominada por Mao que fazia o povo decorar e adorar o "Livro vermelho".
O que achou mais interessante?
É uma forma de conhecer um pouco mais sobre a história da China e do regime imposto por Mao Tse Tung. Era tão severo, que os agricultores, por exemplo, eram obrigados a plantar o que o governo determinava. Além disso, através do livro, fica claro a importância do esforço para se tornar um campeão. Ao fim do livro refletimos sobre a importância do dedicar-se ao máximo para atingir um objetivo. Percebemos a veracidade da fórmula: Tamanho do esforço = ao tamanho da recompensa.
O livro também nos apresenta à delicadeza do balé clássico. Uma aula de cultura geral!
Pontos fracos?
Em alguns momentos ele exagera nas explicações sobre os bailarinos e as técnicas, mas nada que nos faça parar de ler o livro.Outro ponto fraco, para mim, é que eu o comprei com o intuito de saber um pouco mais sobre o cenário político da China e o foco maior é na trajetória do bailarino.
Para quem indica?
Para todos que queriam ler uma boa biografia, aprender sobre o passado recente da China e de quebra entender o que é determinação.
Qual a nota que você dá?
Dou 9,5. Só porque acho que poderia ser um pouco mais informação sobre a história da China . Mas recomendo!



Flavia Mariano - Depois dos 25...

10 comentários:

Wallacy disse...

Recomendação anotada! A China está conquistando cada vez mais espaço no Mundo, devido a sua economia e cultura. O ruim deve ser aprender mandarim não? Assim prefiro o inglês, hehe

Pedrita disse...

eu li várias obras de autores chineses: a condição humana de andré Malraux - http://mataharie007.blogspot.com/2007/12/condio-humana.html
bom, são dois que eu lembre por enquanto e o ganhador do prêmio nobel Gao Xingjian, dele li a montanha da alma. na época do colégio li um que amei do lin yutang. se eu lembrar mais algum comento. beijos, pedrita

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Eu li o " Adeus China" e amei de verdade! Como disse no post, podia ter mais história do país, mas é uma ótima forma de entender o que foi a Revolução Cultural.

Beijocas

* Edméia * disse...

*Interessante !!!

Anônimo disse...

Esse eu ainda não conhecia!! :)

Tive a oportunidade de ler Cisnes Selvagens, de Jung Chang. SENSACIONAL. É um calhamaço que conta a história de 3 gerações, incluindo a época de Mao e a Revolução Cultural - que de cultural mesmo, só teve o nome. Recomendo MUITO pra quem tem interesse em conhecer um pedaço da história da China.

Outro que puder ler foi Laowai, da Sonia Bridi. Foi legal pq li logo depois do livro da Chang, então acabou sendo como uma quarta geração, já que esse fala sobre os costumes e pensamentos atuais do povo chinês. Gostei demais também, e só aumentou a minha vontade de visitar o país!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu li “A montanha e o Rio” - Da Chen
O livro conta a história da revolução cultural chinesa. Um jovem general poderoso gera dois filhos. Um é ilegítimo, seu filho com uma camponesa que se joga do alto da montanha poucos instantes antes do parto. Tan o filho legítimo cresce com todo o luxo, carinho e conforto. Já Shento, o filho ilegítimo cresce nas montanhas e é criado pelo curandeiro e sua esposa. Até que ele perde seus pais e vai para um orfanato onde passa horrores.

Os dois irmãos se encontram quando se mesclam inevitavelmente aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX.

A resenha do livro pode ser encontra neste link aqui do nosso blog:

http://elasestaolendo.blogspot.com/2008/07/montanha-e-o-rio.html

Boa semana

Bel disse...

Nunca li sobre a China... nem lembro se os livros de Pearl S. Buck que li na adolescência eram sbre a China ou sobre o Japão. Que falha cultural!!!

Anônimo disse...

Eu recomendo também: Cisnes Selvagens e As Boas Mulheres da China... ou 1421.
Vou colocar esse na listinha...

Anônimo disse...

Li Cisnes Selvagens -Três filhas da China - Jung Chang.
Essa biografia conta a história de três gerações de mulheres de uma família que tenta preservar sua humanidade durante a trajetória da China no século XX e detalhes do governo de Mao Tsé Tung.
Gostei bastante do livro compreendi muita coisa dos aspectos cultural , político e histórico da China.Recomendo!

Anônimo disse...

Flavia, reconheço que nunca li nada sobre a China. Apenas vi em filmes ambientados por lá, quando possível.

Posso estar enganado, mas meus parabéns pelo seu aniversário HOJE, 25/01. Tudo de bom.
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...