sábado, 17 de maio de 2008

O LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA


"O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de deuses e heróis" - Thomas Bulfinch
462 - Martin Claret
Gênero: História


Por que resolveu ler o livro?
Porque me interesso muito por histórias e fábulas. Esse livro une as duas coisas. Trata de mitos e lendas que embalam a cultura grega ao longo de milênios. Para mim, é importante conhecer mais da cultura grega para interpretar melhor a leitura bíblica do novo testamento, que foi escrito em grego.

O que achou mais interessante?
Além da narrativa ricamente elaborada das fábulas que mais gosto (Eco e Narciso, Prometeu e Pandora, Apolo e Dafne, Psiquê e Cupido, Minerva, a guerra de Tróia...), cada história traz fotos das obras de arte relacionadas que se encontram, a maioria, no Museu do Louvre, em Paris. Traz também trechos de músicas e poemas escritos por grandes autores, baseados nas personagens da mitologia. Outro ponto interessante é que os textos em formato de contos não tornam a leitura entediante e prolongada demais. Pode-se abandonar o livro a qualquer momento sem temer perder o fio da meada de uma história longa.

Pontos fracos?
Como o livro relaciona também assuntos sobre mitologia egípcia, oriental e romana, faltou muita coisa sobre a grega. Histórias clássicas como a do Minotauro e a de Ícaro, por exemplo, não constam.

Para quem indica?
Para pessoas que gostam de História Antiga, cultura e arte. As demais acharão chato. Principalmente a dos poemas, pois são antigos.

De um a dez, qual nota você dá?
Sete. Por conta da ausência de mitos famosos como os citados e a inserção de alguns desconhecidos e desinteressantes. Esse não é meu livro preferido, mas muito interessante que trata de um assunto que gosto muito.

Célia - http://celiarodrigues-prisma.blogspot.com/
Você também leu este livro? Quer saber mais sobre ele? Participe!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@gmail.com

7 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Célia, eu o li também e penso como você faltou mesmo os muitos mais conhecidos. Talvez o autor quis registrar outros nem tao famosos. Mas dado ao título do livro ele deixou a desejar.
Mas para quem gosta de mitologia ou quem quer saber algo vale a pena lê-lo mesmo assim.

Grande beijo e obrigada pela participacao.

Celia Rodrigues disse...

Muito legal ver minha opção de leitura publicada! Agradeço às responsáveis pelo blog e espero poder contribuir com outros livros que eu vier a ler. Abraços!

Aninha Pontes disse...

Taí uma coisa que nunca havia pensado, ainda não li nenhum livro nesta linha.
Talvez me anime e procure algo.
Beijos meninas.

Lucia disse...

Eu me interesso muito por esse tipo de leitura. Ja li alguns de historia e mitologia do meu pai, mas acho que ele nao tem esse especifico fazendo parte da sua colecao. Vou adiciona-lo a minha lista. Lu

Alice disse...

...amei o blog !! parabens !
bjus para todas

Anônimo disse...

Gosto muito desse livro, prá mim funciona como um dicionário, me parece que "Ícaro" está na pág. 203e o "minotauro" um pouco antes.

Anônimo disse...

deu vontade de reler...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...