segunda-feira, 5 de maio de 2008

CEM ANOS DE SOLIDÃO


"Cem Anos de Solidão" - Gabriel Garcia Marquez
417 paginas - Editora: Harper Perennial - Gênero: Ficcao

Por que resolveu ler este livro?
Minha tia me emprestou um monte de livros antes de me mudar para os USA e esse foi um deles.

O livro é sobre...
É sobre a geração de uma família se expandindo durante 100 anos. Começa contando a história dos primeiros da geração até o último descendente, quando a família se extingue. A historia de cada um é meio sensasionalista, meio fora da realidade, mas o autor nos prende ao contar os detalhes sobre cada um dessa familia.

O que achou mais interessante?
Gostei bastante dos detalhes que o autor nos conta sobre a vida de cada um. É assim que ele te envolve e voce fica querendo saber mais sobre o personagem, esse acaba morrendo no meio da historia. Ele faz isso com vários personagens do livro.

Pontos fracos
Sinceramente, acho que a versão que li em português foi melhor, não sei bem dizer se certas coisas foram "perdidas" na tradução para o inglês ou se simplesmente gostei mais do livro uns 15 anos atrás - quando o li pela primeira vez. O que me cansou um pouco de ler foram os detalhes das guerras cujos certos personagens se envolveram.

Para quem indica?
Acho que indicaria àqueles que gostam de sair um pouco da realidade e viajar numa boa ficção sobre a vida de uma geração que dura um seculo todo.

De um a dez, qual a nota você dá?
Acho que 9.



Você também leu este livro? O que achou dele? Comente!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@gmail.com

7 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

OI, eu li esse livro quando tinha 17 anos. Achei-o fascinante. Eu adorei toda essa engenhosidade das famílias e os absurdos que aconteciam naquela família. Como: A morte de um resultou semanas de chuva pétalas de rosas sobre toda a cidade, rs. O sangue do soldado morto daquela familia veio andando até chegar à porta de casa para avisá-los de que ele nao voltaria com vida...totalmente surrealista.
O livro é cheio de hipérbole. Eu o leria novamente. Aliás a Rede Globo fez uma novela baseada neste livro: Saramandaia.

Lucia disse...

Nossa, entao a gente o leu mais ou menos na mesma idade. E voce se lembra bem dos detalhes. A unica coisa que me lembrava da historia era dos furunculos debaixo do braco de um deles e os ciganos indo visitar a cidade sempre trazendo invencoes e novidades.

Pena que nao pude ver essa novela, ja tinha saido do Brasil. Quem sabe um dia eles nao tem a brilhante ideia de as vender em DVDs? Eu seria a primeira as comprar. bjos

clabrazil disse...

Eu o li já véia burra...:-)
Acho que foi bom, estava mais madura, aos 17, ao contrário de vocês, nao teria conseguido nem decifrar a árvore genealógica da família, que dirá apreciar a história.

É um de meus favoritos. Marquez tem um quê de Jorge Amado. Ele é meio mistura de Jorge Amado com o Haruki Murakami, nao acham?

Eu quero participar, posso?
Beijim,
Cla

Camila Navarro disse...

Acho que esse foi um dos livros mais fascinantes que já li. Na verdade acho que tenho que ler de novo, pois é impossível não se perder no meio daqueles personagens cujos nomes se repetemm...

Quem gostou com certeza vai gostar também de "O Anjo e o Resto de Nós", da Leticia Wierzchowski. Não há como não comparar os dois livros.

Anônimo disse...

ou, ainda, com "pedro páramo" de juan rulfo.
:)

anamaria disse...

Li este livro bem nova yambém. Com 18 talvez 19 anos e gostei muito. Os detalhes, os nomes repetidos e o desfecho do livro me impressionaram muito. Ainda tenho o livro e pretendo relê-lo. Ótima resenha. Abçs.

Curiosa disse...

Já li esse livro e o achei um tanto chato. Tem horas que eu me perguntava porquê o estava lendo e confesso que gostava mais das partes um tanto mais picantes, por assim dizer. De resto, não achava muita graça, talvez eu não o tenha lido com a devida atenção, mas ele não entrou na minha lista de preferidos.

Beijos, Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...