104 páginas - Companhia das Letras
Tradução: Modesto Carone
Por que leu este livro?
Por indicação da mãe de uma amiga minha. Ela disse que se tivesse lido esse livro na minha idade, teria mudado muitas atitudes. Fiquei curiosa.
Por indicação da mãe de uma amiga minha. Ela disse que se tivesse lido esse livro na minha idade, teria mudado muitas atitudes. Fiquei curiosa.
O livro é sobre...
A história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que sustenta a família por meio desse trabalho. Certo dia, ao acordar, Gregor percebe que se transformou em um inseto monstruoso. Sem condições de trabalhar, passa a viver isolado em seu quarto, se tornando um estorvo para a família que, antes, dependia tanto dele.
O que achou mais interessante?
A linguagem é muito objetiva. O livro tem um ar indiferente e a curta história nos dá um soco no estômago. Causa dor na alma e faz a gente refletir muito. Um frio retrato da nossa sociedade. Eu pensei: “como o mundo é cruel. Como as pessoas cruéis. Por que a sociedade é assim?”. Interessante é que foi escrito em 1912, mas - infelizmente - se aplica muito bem aos nossos tão individualistas anos 2000.
Pontos fracos?
Não encontrei.
Para quem indica?
Para todos que apreciam uma boa leitura.
Nota?
10.
13 comentários:
eu acho linda essa capa e adoro esse livro, embora não seja o meu preferido de kafka, gosto mais de o castelo e de o processo. beijos, pedrita
Esse já pode ser considerado um clássico. Eu tive a oportunidade de ler o livro e assistir ao filme há muito tempo. Se tornaram inesquecíveis. O filme choca ainda mais as nossas reflexões, pela força imprimida nas imagens pelos atores. Muito bons, ambos. Abraços. Paz e bem.
Aê! Já estava asiosa pela publicação. Valeu meninas! Beijos
Esse livro é sensacional. Vai fundo na abordagem da auto-estima e nos põe a refletir sobre questões muito sérias da nossa vida e das nossas relações interpessoais. Eu adorei. Mas gosto mais ainda do "O Processo".
Bjsssssss
Cláudia,
Adorei sua resenha!
Eu ganhei esse livro e está na fila de muiiiiiiiiiiitos (tenho que tomar vergonha na cara) pra ler.
Beijos!
Esse livro é maravilhoso e fascina a todos os seus leitores, basta que sejam sensiveis e inteligentes como a moça da entrevista, a Claudia.
É claro que é uma bela metafora como a maior parte dos livros de Kafka, mas uma metafora crua, seca. De pessoas submissas. Submissos viram o que? Baratas. Uma vez assisti superrrrr emocionada, a montagem da peça com Barish Nikov ( nem sei como escreve o nome do bailarino, que pecado) numa montagem super minimalista na Broadway. lindo ele, numa expressao corporal que dispensava qualquer outra coisa, ate palavras, para interpretar o personagem, mas ele falava e muito bem com aquele sotaque russo, perfeito para o papel. Todo mundo deveria ler esse livro é imperidivel nao é?
Bjos!
Assistí o filme faz muito tempo´, mais agora vendo a resenha sentí vontade de ler o livro. Abraços Celina.
Eu li um conto baseado nesse livro quando estava no colégio. Sei lá, não gostei muito, não.
Beijos
Ah, eu já li esse livro e adorei, Kafka é maravilhoso, quem gostar de A Metamorfose, vai gostar também de O Processo, do mesmo autor!
Li o livro há bem pouco tempo, achei tremendamente forte.
Ótima dica.
Valeu!
li este livro quando era bem novinha... para mim é uma enorme viagem mas é legal...rs
bj
Parabens pelo blog e pela tematica do blog estou curtindo!
Tenho o livro, mas como já foi dito aqui, o meu também está na fila à espera para ser lido!
valeu a dica, é mais um incentivo para nós que ainda não lemos apressarmos a leitura dele!
Postar um comentário