segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os Excluídos

Autora: Yiyun Li

Porque leu este livro?

 Primeiro  por pura curiosidade e também porque a autora foi vencedora do Hemingway Foundation, Pen Award e outros seis prêmios de literatura nos EUA.
  A autora Yiyun Li foi educada na infância  a nunca confiar em ninguém fora  de casa.
Esse tipo de recomendacao, fazemos todos os dias aos nossos filhos, mas no caso de Yiyun Li foi algo que a marcou para o resto da sua vida.
Com a morte do  líder comunista Mao Tsé-tung (1893-1976), o país viveu uma  fase de  liberalizacao política, a Primavera de Pequim, que durou pouco tempo e logo  em seguida entrou  num período nebuloso que culminaria com o massacre de estudantes na  Praça da Paz Celestial, em 1989.

O livro é sobre... 

A história se passa em uma cidade fictícia chamada Rio Lamacento onde Gu Shan, aos 28 anos é condenada à morte por ser anticomunista. A prova de sua traicao ao sistema sao cartas ao namorado.

O que achou mais interessante? 

Tudo. A maneira como a autora vai nos apresentando cada personagem em seu livro. A medida que  os cartazes de aviso vao sendo pregados pela cidade,  cada personagem aparece, assim como o Professor Gu e sua esposa,  a deficiente Nini tratada como escrava por  sua família,  o esforcado menino Tong, o “idiota” da cidade Bashi que desenterra um corpo.
O Sr. e a Sra. Hua, que criou 7 meninas abandonadas no lixo Kai e sua família.
O fato é que  cada um de maneira específica vai sendo atingido, moldado pela individualidade e a desconfianca.  Pelo ódio, vinganca e amor,  pela compaixao ou apenas pelo senso comum, ditado pelo Partido Comunista. 
Antes de morrer, a jovem teve seus rins  retirados para um transplante nao autorizado e as cordas vocais cortadas  para nao se manifestar na cerimônia.

É um livro forte, mas que vale cada centavo nele investido.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu li alguns livros de autores chineses e incomoda sempre a forma como todos são tratados ou destratados. anotado. beijos, pedrita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...