sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dica de leitura Internacional Il Mitomane( O Impostor)

Nome do livro: Il Mitomane( O Impostor)
Autor: Paolo Mosca

O livro fala sobre o quê?
Bertrand Russell afirmava que todo homem tem um grama de 'mitomania'.No caso de Rosario Maestrelli,empregado dos correios, protagonista deste romance, não se pode falar de gramas mas de quilos de 'mitomania'.

O livro é sobre?
Quilos acumulados em anos transcorridos detrás de um balcão, quatro em um escritório de Milão. Mãe e noiva dependentes economicamente dele: muitos telegramas, muitas ilusões. Mas, a sua seria uma colossal 'mitomania' reprimida em si ,até encontrar num autogrill na estrada do sol Gea Balestri: criatura diabólica vinda da Roma 'per bene'. Com ela Rosario passa a viver na prática as suas ilusões e fantasias e almeja a total conquista desta Roma dos 'bem de vida'! 

Mas, poderá um tipo monótono como Rosario, fisicamente pouco atraente, adaptar-se no meio dos milhardários, dos nobres decaídos, da máfia dos salões romanos? Gea, aquela que tenta esconder a idade e as rugas numa vida fútil e superficial de festas e shopping. Filha única de um ministro obviamente corrupto, é a companhia ideal para o nosso mitomane. 
Caberá ao juiz leitor estabelecer no final se esta relação entre Rosario e Gea é um caso de polícia ou simplesmente uma louca e incontrolável história de amor.Então,só nos resta com ironia parabenizar Rosario pelo seu modo de querer e fazer aos quilos e rapidamente o que muitos vão tentando de grama em grama!
O que achou interessante?
Um livro escrito há mais de trinta anos,mas que trata de um tema sempre atual,isto é, a vontade de ser protagonista sempre e a todo custo que leva muitas pessoas à perda total de consciência de si e da própria realidade em que está inserido. Um retrato atroz de nossa sociedade, uma história paradoxal que oferece a quem lê initerrupto divertimento. Rosario Maestrelli assume em si todos os defeitos do chamado italiota.
Que pontos negativos você citaria? 

A ênfase dada à fraqueza de caráter do personagem central em detrimento de algumas de suas qualidades como a ingenuidade por exemplo, que passa a ser manipulada pelos outros .
por Bergilde Croce
http://filhotesadorados.blogspot.com/

Uma cearense que vive em Purin na Itália.

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Bom dia amiga !!!!Grande dica !!!!bjcas

Anne Lieri disse...

Uma excelente leitura,Bergilde!Gostei do blog e da dica!Bjs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...