sexta-feira, 7 de maio de 2010

Agnes Browne - Mamma

Agnes Browne mamma – Brendan O'Carroll
entre 170 e 191 páginas - Editora –Neri Pozza
Gênero: Romance
Tradução - Agnes Browne

Por que leu este livro?

Geralmente leio muito. Desde criança e na adolescência era meu melhor passa-tempo,chegava a ler 1 livro por dia,ou fazia inteiros finais de semana de boa leitura, devorando qualquer coisa que me chegasse às mãos(os clássicos romances brasileiros,principalmente).

A minha paixão é ler! Assim, como leitora compulsiva mas seletiva, procuro sempre livros que sejam feitos com histórias da vida real,mas escritos de forma leve e livre de juízo de valor.

O livro é sobre...

A vida de Agnes que vive no bairro mais popular e problemático de Dublin, tem uma banca de frutas e verduras no mercado,um marido que ama beber, e sete filhos. É uma mulher forte e independente, cheia de problemas,mas sem medo de enfrentar a dura realidade, sobretudo na educação de seus bravos filhos, que por sua vez, vivem combinando desastres, por um motivo ou outro e a ela(apenas ela) cabe a tarefa de 'levantar as mangas',morder os dentes e criá-los, combatendo contra tudo e contra todos-da polícia ao marido agressivo e violento.

Porém, o que mais impressiona é a sua capacidade de reagir a todas essas situações com bom humor e uma inteligência impressionantes, sem demonstrar o peso que carrega com uma vida tão difícil assim...

O que achou mais interessante?
A forma sutil, bem humorada e ao mesmo tempo comovente como o autor expõe fatos retirados de histórias reais da Europa pós-nazismo, mas que bem poderiam ser a minha, a sua, a nossa experiência de cada dia de hoje ! A idéia de mulher forte, batalhadora e guerreira que enfrenta sem medo a vida e que permeia o romance é aquela que o mundo de hoje deveria mais apreciar. Praticamente a história de todas as mães!

Pontos fracos?
As muitas coincidências que ocorrem na trama,principalmente do primeiro livro onde o autor dá sempre uma solução ideal para acontentar os desejos de cada personagem, e o aprofundamento e complexidade que cria em torno da protagonista deixando a desejar nos demais, ao meu ver muito superficiais.

Por não falar nas condições do proletariado, com base no romance se encontra muito bem,melhor verificadas nas obras de outro autor do realismo inglês-Charles Dickens.

Nota?

8.







Bergilde Croce - Blog

5 comentários:

Pedrita disse...

eu tb lia tudo q vinha na minha frente, com isso comecei a ler livros mais consistentes e hj sou mais seletiva. fiquei com muita vontade de ler esse livro. beijos, pedrita

kalina morena disse...

tem o filme, no site do imdb. deve ser interessante.

http://www.imdb.com/title/tt0160509/

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Adorei esta capa! Dá vontade de ler! Mas fiquei em dúvida, só tem em italiano?

Beijos

Bergilde disse...

Georgia,obrigada pela consideração em postar aqui essa resenha.Sinceramente desconheço a versão da obra em português,mas tenho a certeza de que há em espanhol além naturalmente do inglês,italiano e francês. Grande abraço pra vocês todas que como eu visitam e seguem esta rede de divulgação de boas leituras!
Bergilde

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nao achei nada em português sobre essa autora, Iria gostar de lê-la.

Valeu.

Bjao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...