quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado

Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado - Ana Beatriz Barbosa Silva
210 páginas - Editora Fontanar
Gênero - Psicologia

Por que leu este livro?
Me interesso muito por estudos envolvendo a mente humana, ainda que eu não seja psicóloga ou profissional da área da saúde.

O livro é sobre...
Um estudo da mente dos psicopatas, em uma abordagem simples, passível de ser compreendida por leigos.

Pontos fracos?
A autora generaliza: para ela, todos os criminosos, inclusive alguns tipicamente passionais, apresentam características de psicopatas.

O que achou mais interessante?
Descobri o que eu já imaginava: 4% da população mundial são psicopatas. Eles estão entre nós, são pessoas charmosas, inteligentes e bem sucedidas, que usam seu charme e ardil para envolver as pessoas e obter vantagens, algumas vezes sem deixar rastros perceptíveis aos olhos da maioria.

Para quem recomenda?
Para todos, apesar do "exagero" da autora em classificar como psicopatas casos em que eu não concordaria (talvez por ser leiga no assunto), é um livro e utilidade pública.
Que nota você dá?
7

Camila Miranda - Memórias de Aquariana

6 comentários:

Pedrita disse...

a generalização é muito perigosa mesmo. eu tinha ouvido falar entrevistas sobre esse livro e ficado curiosa. beijos, pedrita

Anônimo disse...

O livro tá no topo da lista dos mais lidos da veja e esgotado em varias livrarias, devido ao sucesso da personagem YVONE, de "Caminho das Indias", 100% contruída baseada no livro..

Adelino disse...

Camila, gostei da sua análise do livro que leu. Achei interessante quando revela: "Descobri o que eu já imaginava: 4% da população mundial são psicopatas. Eles estão entre nós, são pessoas charmosas, inteligentes e bem sucedidas, que usam seu charme e ardil para envolver as pessoas e obter vantagens, algumas vezes sem deixar rastros perceptíveis aos olhos da maioria." Confesso que eu também já tinha pensado nisso.
Abraços. Feliz final de semana.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Isso tem que ser colocado com cuidado. Minha estava comentando da cunhada que leu porque viu na novela e agora fica analisando todo mundo tentando achar características que provem que a pessoa tem alguma tendência. É preciso cautela...

beijos

Impasse Livre disse...

Ánálise centrada e equilibrada, feita com sensatez, sensibilidade e inteligência na arguição da doce Camilinha! da-ljha aquarina, mas imagina só se 4% de nós blogueiros, fossemos psicopatas! caraca..., esse mundo tem de tudo mesmo, se o ministro nos chama( os jornalistas) de cozinheiros, acho que agora tudo pode1 rs bas, leandro

Anônimo disse...

Li esse livro na faculdade, não inteiro, apenas alguns capitulos. Pra quem se interessa pelo assunto o livro é bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...