segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Novas formas do amor: o casamento e suas alternativas

Novas Formas do Amor: O casamento e suas alternativas - Carl Rogers
218 páginas - Editora José Olympio
Tradução: Octavio Mendes Cajado
Gênero: Psicologia, Relações Humanas, Auto-ajuda.

Por que resolveu ler o livro?
Uma disciplina da faculdade resolveu abordar temas relacionados ao casamento. A turma se dividiu em grupos e cada grupo era responsável por apresentar um capitulo, o meu foi o 8.

O livro é sobre...
O livro fala, acima de tudo, sobre comunicação em um casamento, entre duas pessoas em uma relação amorosa. Em cada capitulo Rogers entrevista um casal ou uma ou mais pessoas sobre seu casamento. Eles falam de experiências pessoas, impressões sobre o que é o casamento, como que deveria ser, o que fizeram para melhorar a relação, como era a relação no passado e como é agora.

O que achou mais interessante?
A maioria dos capitulos é muito interessante, pois são várias visões diferentes do casamento. Foi legal ler sobre experiências do casamento de outras pessoas, as dificuldades que eles passaram e como superaram as adversidades da vida a dois. O que ficou para mim depois de ler esse livro foi que comunicação é a base de muita coisa em um relacionamento!

Também achei interessante que esse livro foi lançando em 1975, e quase 40 anos mais tarde, é possível observar que muito do que acontecia no casamento antigamente, acontece nos dias atuais!

Pontos fracos?
O capitulo 7 foi o mais chatinho para mim, pois fala das comunas. E como comunas não é algo que existe na minha realidade pessoal, não me interessei muito pelo capitulo e até pulei algumas páginas.

Para quem indica?
Para todos que tem interesse em melhorar seu casamento/relacionamentos amorosos, para quem tem interesse em Psicologia comportamental também.

De um a dez, qual a nota que você dá?
9,5. Link do

Bia Mendonça - http://biamisunderstood.blogspot.com/

2 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Bia, esses tipos de livros para quem é casado ou para quem acabou de se casar ou está se preparando para o casamento. É super importante. Eu também acredito que uma boa base para qualquer convivência é a comunicacao. Expôr seus pontos de vista a ponto que a outra pessoa possa vir a te conhecer como você realmente é. Discutir sobre qualquer assunto com liberdade e sem medo.
O livro deve ser muito interessante.

Um grande abraco e obrigada pela dica.

Anônimo disse...

Georgia, o livro é antigo, mtooo antigo, mas eu achei bem interessante! :)
Me fez pensar em uma nova perspectiva!

Feliz Ano Novo!!

bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...