Editora: Companhia das Lettras
456 PáginasPor que leu este livro
Achei o livro no banco de um ônibus.
O livro é sobre...
Supense, ódio, casualidade, encontro, desencontro e o mais importante : A reparação. Numa tarde de verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginacao.
Sua irma mais velha, tira a roupa na frente de um amigo de infância, na verdade ele é filho da governanta e apenas de calcinha e sutiã, mergulha na fonte do quintal da casa de campo. O livro no comeco é meio cansativo me pareceu meio que sem pé e cabeca, mas superando essa fase o romance acontece e é muito bom.
O que achou mais interessante?
Que a Reparação conta a história de Briony Tallis, uma menina que não entende o mundo adulto da paixao e da sexualidade. Briony sonha ser escritora e acusa injustamente o irmao de criacao.
Drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensoes de classe da sociedade britânica.
Drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensoes de classe da sociedade britânica.
A obra deu origem ao filme Desejo e Reparacao, com James McAvoy e Keira Knightley, que recebeu a indicacao ao Oscar de melhor filme, em 2008, e ganhou o Globo de Ouro de melhor filme dramático.
A estória é meio água com acucar, É meio fantasioso mas bom.
Para quem indica?
Prá todo mundo que gosta de ler algo leve.
5 comentários:
Morro de vontade de ler o livro por causa do filme, "Desejo e reparação". Infelizmente sempre o encontro muito caro, por volta dos R$ 60. Ah, se o encontrasse no ônibus... rsrs
Já li e está entre os meus favoritos. Não concordo com você quanto ao livro ser leve, ele é o contrário. Muito profundo, muito sério e extremamente realista.
De fato atitudes impensadas tem resultados catastróficos, como aconteceu com a Brione.
O estilo de escrita é completamente apurado, descritivo e condizente com a realidade. Em momento algum encontrei qualquer falha ou deslize do autor que tenha dado ao livro qualquer ar surreal ou pouco verdadeiro.
Que sorte ter encontrado no ônibus! De fato, como disse a Sheila no comentário anterior, o livro é bastante caro. Uma dica é procurar nos sebos. A amiga que me emprestou encontrou um exemplar por 30 reais em um sebo de São Paulo.
Parabéns pelo blog, sou seguidora fiel.
Abraços
H.C.C.Reis
http://hellenstuffs.blogspot.com/
eu amei esse livro. li depois de amar o filme. e li depois de já ter amado outro livro desse autor. virei fã dele que é um escritor premiadíssimo e indicadíssimo pela crítica e entre os grandes autores atuais. ah, achou em um banco de ônibus. não foi o meu volume, ele está aqui. gosto da profundidade da não reparação. de atos que cometemos que carregamos as consequências pra sempre, com a dificuldade de nunca conseguirmos reparar. beijos, pedrita
Muito boa esta história. Romances considerados água com açucar são um anlagésico de vez em quando para a gente desligar um pouco desta realidade água com limão e sal.rsrs.
PS: quem sabe esse encontro do livro no ônibus não foi uma premiação da campanha (dia de esquecer um livro?) Eu já participei por duas vezes. Abraços. Paz e bem.
Descobri McEwan lendo o recentemente o livro "Amor sem Fim", que tb foi adaptado para o cinema (Amor para Sempre); achei incrível a habilidade do autor em deixar a narrativa em suspenso. Procurando outros livros seus descobri que ele já presença confirmada para a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - deste ano. Vi que o livro "Reparação" está entre os seus melhores; hj comprei o livro, vou começar a ler; espero que seja bom como promete!
Postar um comentário