segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pequena Abelha

Pequena Abelha - Chris Cleave
Rio de Janeiro - Editora Intrinseca

Por que leu este livro?
Comprei o livro depois da leitura de uma entrevista do autor na revista Época onde dizia que a discussão central do romance “era o eterno dilema da caridade, quanto devemos abrir mão de nossa vida confortável para ajudar seres humanos que não têm nada?” Este comentário aguçou minha curiosidade, era um tema surpreendente para um romance.

O livro é sobre...
Para não estragar a sua experiência de leitura, detalhes do livro têm que ser mantidos em segredo. O que pode ser dito, é que conta a história de duas mulheres bem diferentes. Uma é Sarah, inglesa e editora de uma revista feminina. A outra é Pequena Abelha, uma nigeriana.


Autor

Em um encontro inusitado e apavorante, em uma praia da costa da Nigéria suas vidas se chocam, a sobrevivência da adolescente e de sua irmã, depende de uma decisão terrível de Sarah. Este episódio irá mudar radicalmente a vida de ambas. Dois anos depois, elas se reencontram, desta vez na Inglaterra e novas escolhas precisam ser feitas.


Pontos que mais gostou?
O ingrediente surpresa é o ponto forte do texto. Escrito com doçura e sensibilidade o livro nos envolve e desperta a reflexão. A narrativa é alternada entre as duas mulheres, revelando aos poucos seus problemas, medos, sentimentos e segredos. Cleave cria identidades cativantes e bem delimitadas, com jeito diferente de pensar, falar e ver a vida, numa boa construção dos personagens.

Pontos fracos?
Em alguns momentos a personagem Abelhinha é tão reflexiva para a sua idade que nos parece inverossímil.

Para quem indica?
Para quem gosta de romances bem escritos e que aprofundam temas relevantes no panorama mundial.

Nota?
Nove.


5 comentários:

Ana disse...

Gostei muito do livro. Nos leva à reflexão e confirma que mostramos quem realmente somos diantes de situações difícies e inusitadas.

Mônica disse...

Gostei do livro também, mas acho que a propaganda é muito maior do que realmente livro vale. Muito boa sua resenha. Bju

Tucha disse...

O mercado editorial realmente investe em propaganda. Tantos livros lançados a atenção tem que despertada.
Mas o livro tem qualidades.

Beth/Lilás disse...

Meninas!
Comprei este livro no aeroporto de São Paulo semana passada para ler no vôo (medão mesmo). Estou adorando, mas ainda não acabei, depois conto o que achei.
beijinhos cariocas

Dalva Nascimento disse...

Estou com este livro na prateleira e estou louca para ler...

Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...