domingo, 19 de junho de 2011

Desafio Literário

Henry Lamb, 1933

Achei o blog da Isabel por acaso na blogsfera e gostei tanto das dicas dela que pedi a ela permissao. Ela é dona do blog: Vai melhorar.


1. Existe um livro que leias e releias várias vezes?


Na verdade dois, bastante diferentes um do outro. O Monte dos Vendavais, a  história de um amor maior do que a vida, escrita com as entranhas por Emily Brontë e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, uma história que nos mostra como as primeiras impressões podem ser enganadoras, escrita com uma mestria maravilhosa para retratar uma época, uma sociedade, um país e as suas fortes clivagens sociais.
Já li ambos 4 vezes e de vez em quando lembro-me de uma parte ou outra e vou relê-la.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Os de António Lobo Antunes, simplesmente não consigo passar da segunda página. Nada contra o autor, o problema é mesmo meu.

3. Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Impossível escolher apenas um.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

Quero muito ler O Amor em Tempos de Cólera de Gabriel Garcia Marquez. Talvez seja o próximo. Mas tenho que confessar que agora estou numa fase de "Scandicrime", ou seja policiais escandinavos. É o  meu novo vício e talvez intercale um scandicrime entre os dois Nobel :)

5. Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?


Gostei muito do final de Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, é inesquecível.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?


Sempre gostei muito de ler e felizmente tinha muitos livros em casa. Quando era mais pequenina não largava a Gata Borralheira, adorava contos de fadas e princesas e claro os livros da Anita. Mais tarde devorava todos os livros da minha irmã da coleção Os Cinco, de Enid Blyton e a minha prima Fernanda fez-me a coleção toda de Uma Aventura de Ana Luísa Guimarães e Isabel Alçada, que eu adorava.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Sinceramente não me obrigo a ler livros que não gosto. Acho que a leitura deve ser um prazer e não um frete. Quando não gosto ou não consigo ler ponho de parte.
Felizmente sempre gostei dos livros de leitura obrigatória na escola e na faculdade por isso não me posso queixar.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.


O Deus das Pequenas Coisas de Arundhati Roy, Do Amor e de Outros Demónios de Gabriel Garcia Marquez, O Tempo e o Vento - O Continente de Erico Verríssimo, Os Maias de Eça de Queiroz, A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne, para dizer apenas alguns.

9. Que livro estás a ler neste momento?

 Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu amei o deus das pequenas coisas. amor nos tempos do cólera é o meu preferido do garcía marquez. eu adoro eça de queiroz, li recentemente o maravilhoso os maias. o tempo e o vento estou com todos eles aqui pra uma hora começar a ler. beijos, pedrita

Mônica disse...

Puxa, a Isabel tem um gosto muito bom, adorei. Também gostei muito de Orgulho e Preconceito,Os Maias,O Tempo e o Vento. O livro Travessuras da Menina Má está aqui me olhando pedindo para ser lido e eu ainda não me dispus.
Beijos

Atelieporumfio disse...

Adoro este blog, amo as dicas de livros...vou responder este desafio...

Otima semana,

bjus

Val

Caca disse...

De muito bom gosto a isabel, na minha opinião. Abraços. Paz e bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...