sábado, 11 de junho de 2011

Desafio Literário

A Pedrita do blog: Mata Hari 007, foi a primeira a nos deixar um comentário de que gostaria de participar do desafio literário, por isso, nada mais justo que ela dê a arrancada nesta semana aqui no nosso blog.


Existe um livro que você leria e releria várias vezes?
Eu tenho problema com releituras, leria novamente quase todos os livros que li, mas sempre acho que estou perdendo a oportunidade de ler outros que ainda não conheço. E como sei que não vou conseguir ler tudo o que desejaria, ainda não me preparei para as releituras, quem sabe um dia.

Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?
Eu acabei lendo até o final, mas foram vários recomeços. Tentei ler antes da hora, antes de estar preparada, não pela idade, mas pela imaturidade literária. O livro é a Montanha Mágica de Thomas Mann. Surpreendemente hoje é um dos meus livros preferidos. Quando estive pronta li sem pestanejar inteirinho e descobri sua perfeição.

Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?
Eu escolheria uma biblioteca inteira.

Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?
São inúmeros os livros que estão na lista a ler. Um que estou demorando muito pra criar coragem de desvendá-lo é Dom Quixote do Cervantes. Outro que sonho em ler, mas tenho medo de não ter competência para fazê-lo é o Ulisses do James Joyce.

Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?
O Castelo dos Destinos Cruzados do Italo Calvino. Na verdade todos os do Italo Calvino me dão essa sensação.

Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?
Eu li na infância, não sei se muito ou pouco, mas gostava de me esconder nos livros. Amei Soprinho de Fernanda Lopes de Almeida, Coração de Vidro de José Mauro de Vasconcelos. Depois fiquei fascinada por Agatha Christie que eu atribuo o meu prazer por leitura. Foram os seus livros que me fizeram vasculhar a pequena biblioteca da minha mãe, que me levaram a biblioteca da escola e a da vizinha.

Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?
Eu não me identifiquei com Os Trabalhadores do Mar do Victor Hugo. As aventuras no mar não me atraíram. 
Indique alguns dos seus livros favoritos
A Obra em Negro de Marguerite Yourcenar, Rumo ao Farol de Virgínia Woolf
O Sol Se Põe em São Paulo de Bernardo Carvalho, A Peste de Camus
A Ilha Sob o Mar de Isabel Allende, Dois Irmãos de Milton Hatoum
A Misteriosa Chama da Rainha Loana de Umberto Eco
O Amor nos Tempos do Cólera de Gabriel García Marquez
Desonra do Coetzee, Baú de Ossos do Pedro Nava
Memorial do Convento de José Saramago
O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Deserto dos Tártaros de Dino Buzzati
A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis de Lilia Schwartz
Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust
Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac, Tocaia Grande de Jorge Amado
Mauá de Jorge Caldeira, Tom Jones de Henry Fielding
Memorial de Maria Moura de Rachel de Queiroz

Alguns preferidos eu já tinha mencionado nos tópicos anteriores.

Qual livro você está lendo no momento?
Um Amor Anarquista de Miguel Sanches Neto. Sempre coloco a foto do que eu estou lendo lá no meu blog.

6 comentários:

Pedrita disse...

obrigada, espero que o desafio literário seja um sucesso por aqui e muitos participem. adoro conhecer o gosto literário dos outros. beijos, pedrita

Pandora disse...

Desafio literario??? Onde, quando??? Eu realmente tenho que passar mais por aqui!!!

Adorei vê suas respostas Pedrita, massa!!!

Sonhos melodias disse...

Ai também quero participar!!! Pedrita adorei descobrir um pouco mais de você através dos livros que leu.
Bjs

Pedrita disse...

roseli, obrigada, participa sim. e quero ler o da pandora tb.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Meninas, o bom desse desafio e´que ficamos sabendo o gosto de cada uma, o que cada uma já leu. Roseli, faz sim, tenho certeza que suas leituras serao terrivelmente boas, rs.

Bjao

Roberta de Souza disse...

Meninas!!Olá!!! Hoje venho te visitar e te convidar para participar conosco de uma campanha super importante, topa?
Esperamos vc: http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/06/ela-doa-seu-amor-para-as-criancas.html

Bj

Beta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...