Livro: Caim
Autor: José Saramago
Por que leu este livro?
Porque com a morte do autor todo mundo só falava nos livros dele e eu nao tinha lido nenhum.
O livro é sobre...
O autor, Saramago usa os principais protagonistas do Antigo Testamento, e nos apresenta Caim e seu ponto de vista. Ele, assassino do próprio irmão Abel, o primogênito de Adão e Eva, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem. Caim depois de assassinar seu irmão, faz um acordo com deus e sai do jardim do Éden.
O que achou mais interessante?
Que um escritor totalmente ateu pudesse escrever sobre um tema religioso. Saramago, através de Caim, questiona deus e todas as decisões feitas por ele. Ele conseguiu fazer de um tema religioso algo leve e debochado.
Pontos fracos?
O que me irritou é a maneira como o autor escreve sem nenhuma pontuacao, parágrafos essas coisas. É dose! Dá muito trabalho ler um livro assim.
Para quem indica?
Para quem quer se aventurar numa leitura diferente. De um autor mundialmente conhecido.
Nota?
9 . Pela falta da Gramática.
5 comentários:
saramago não é ateu, ele sempre disse q é católico. eu adoro os livros dele, mas esse eu não li. beijos, pedrita
Eu li recentemente dele CONTO DA ILHA DESCONHECIDA e estou lendo MEMORIAL DO CONVENTO. Esse do Caim vou deixar para mais adiante, pois não gosto de ler muitos livros de um mesmo autor seguidamente (para não quebrar o encanto). Abraços. Paz e bem.
Ainda não li esse, mas preciso dizer que sou totalmente fã do Saramago. Adorei os livros que já li dele. Recomendo As Intermitências da Morte, muito bom.
Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com
O único livro de Saramago que li foi Ensaio sobre a Cegueira. Foi uma leitura dificílima, sobretudo pelo que você falou, por ser o português de Portugal, realmente o trabalho para ler é dobrado!
Foi o livro mais difícil que li até hoje, então não sei se pretendo me arriscar na leitura desse autor novamente!
beijos
Sandra
http://apenasumavez.wordpress.com
Esse foi o último que li do Saramago. É maravilhoso, quero ver se até o final do ano releio todos. Não é falta de gramática, é o estilo dele.
Postar um comentário