terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cem escovadas antes de ir para a cama

Cem escovadas antes de ir para a cama - Melissa Panarello
157 páginas - Editora: Objetiva
Tradutora: Eliana Aguiar
Gênero: Literatura Estrangeira

Por que leu este livro?
Há alguns anos atrás li em revistas sobre esse livro, e numa delas trazia uma passagem do livro, a passagem mais forte no meu ponto de vista. Depois sempre a curiosidade me tomou, e num dia, enquanto "fuçava" num site de livros encontrei-o em oferta e não hesitei em comprá-lo. Eu simplesmente amei, superou minhas expectativas.

O livro é sobre...
Uma menina entre 15 e 16 anos que em busca do amor verdadeiro e se sentir amada se ilude que alcançará isso tudo através do sexo. Ela se deixa cair num abismo quase que sem volta, cheia de curiosidades ela se vê em meio a orgias sexuais, drogas, homossexualismo.

Isso lha dá um prazer dolorido, humilhação, ela chega a desacreditar nela mesma. Mas adianto que o final é como um conto de fadas.

O que achou mais interessante?
Ao ir de encontro com esse mundo numa busca desenfreada, ela encontra um profundo vazio dentro de si. Sente que está perdendo sua doce inocência, e não encherga mais a princesa que sua mãe tanto lhe dizia ser. Várias vezes depois de chegar das suas noitadas, com a maquiagem toda borrada e o cabelo todo bagunçado, Melissa (protagonista) escova seus cabelos cem vezes, num ritual quase que infantil, onde mostra que apesar de toda a sujeira que se permite estar, ainda é uma menina com sonhos.

Pontos fracos?
Não encontrei nenhum. Acredito que isso se dá pela vontade que tinha de conhecer essa história.

Para quem indica?
Indico para todas adolescentes, pois no livro mostra bem como é sujo e frio o mundo sem o amor. Mostra como é vazio se entregar somente por prazer quando não há nenhum sentimento.

Nota?
10.

Michele Garcia

7 comentários:

Gotinhas de Alegria disse...

Li este livro assim que foi lançado. É uma leitura interessante principalemnte por se tratar de um diário de uma adolescente corajosa e curiosa. Como todo diário, revela segredos surpreendentes que nos proporcionam fazer uma leitura rápida e estiante. Como na maioria das vezes o filme deixou a desejar. O livro é bem mais revelador e picante.

Mariana Lopes disse...

Eu já assisti o filme, é muito bom, mas o nome é "Cem escovadas antes de dormir". O nome original é "Melisa P.". Eu não sabia que tinha o livro, vou ver se encontro por aqui.

Anônimo disse...

ahh, já ouvi falar varias vezes nesse livro/filme... ainda não tinha visto uma opinião sobre ele, se era interessante ou não... talvez agora dê uma lida.

Caca disse...

Estou ultimamente bastante antenado com livros para adolescentes. É que minha filha está iniciando o "debut" e está se tornando uma boa leitora. Gostei desta indicação. Abraços. Paz e bem.

Anônimo disse...

Vou falar uma coisa bombastica aqui: eu li iesse livro e tenho quase certeza pela narrativa, pelo emprego das palavras, etc, que foi escrito por um homem que fez uma jogada de marketing de lançar como sendo as aventuras de uma menina de 15. Vnderia muito mais livros. Enfim, pulgsa atras das orelhas moças!
Bjos

Allan Robert P. J. disse...

Ao contrário do que pensa a Melissa no comentário acima, o livro foi escrito sim por uma adolescente. E o subtítulo do livro é "Cem Escovadas Antes de Dormir", que tem um duplo sentido. "Scoppare", em italiano, significa escovar, mas é usado como sinônimo vulgar de copular, assim como no Brasil usamos "comer" ou "trepar".

A autora ficou rica e escreveu um outro livro (ou seriam livros?) mas nunca mais ouvi falar dela.

Curiosa disse...

Uau, Michele! Esse livro deve ser realmente de uma verade dura e fria, mas ainda assim acredito que deve valer apena ser lida...

Curiosa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...