294 páginas - Editora Pallas/Crisalidas
Por que leu este livro?
Estava iniciando um trabalho sobre História e Cultura Afro-brasileira e "descobri" ou "redescobri" inúmeros autores afro-brasileiros, entre eles Machado de Assis, um autor embranquecido e acusado de ser aburguesado e de nunca ter se engajado em lutas contra a escravidão e outras coisas mais, estranhei ver essa critica a Machado, uma vez que em seus textos sua ironia a mim sempre pareceram incidir sobre a burguesia brasileira e sua hipocrisia em relação as questões raciais, no meio da pesquisa descobri esse livro.
O livro é sobre...
O livro é uma grande coletânia de trechos de inúmeros textos de Machado onde redescobrimos um autor engajado na luta contra a escravidão e as desigualdades sociais, poesias, crônicas, capitulos de livros e criticas teatrais onde Machado discute a escravidão, a família burguesa, o lugar do negro na sociedade brasileira.
O livro é sobre um Machado de Assis que se mostra conhecedor de sua condição de afro-brasileiro. É um interessante contra ponto a Gilberto Freire, por exemplo, que fala da escrividão como um branco direto da Casa Grande, Machado de Assis oferece a visão de um neto de escravos que cresceu no morro e consegui ascender socialmente.
Pontos fracos?
Difícil pontuar onde Eduardo de Assis, o autor, peca. Ele foi competente em sua coletânia, trata-se de um trabalho primoroso. No entanto, talvez um ponto fraco é que o livro é carente em imagens do Machado de Assis, o trabalho ficaria mais rico se ele colocasse uma seleção de imagens do autor e de obras feitas a partir dos escritos dele.
O que achou mais interessante?
O melhor do livro é que todo texto é comentado em ricas notas de rodapé que são, no minimo, esclarecedoras aos leitores não habituados as análises históricas e ao universo Machadiano.
Para quem recomenda?
Para todos que se interessam por boa literatura, por História do Brasil, por História Afro-brasileira e pela obra de Machado de Assis.
Que nota você dá?
10, mas se pudesse daria 11.
7 comentários:
adoro machado de assis, não conhecia esse livro. anotado. beijos, pedrita
Sou estudante de história e a idéia da leitura de história e suas problemáticas mediante os clássicos da literatura me encanta, esse mesmo não conhecia, vou ler com certeza.
ótima indicação.
bjs
Meninas sempre gostei de literatura mas nunca tive a oportunidade de ir além ou melhor, a fundo em nossa literatura. Pretendo começar em muito breve. Sou aluna de Letras e destaco a importância da formação do leitor nos cursos acadêmicos.
Boa dica do lIvro!
Aline
Tá anotado aqui, Jucilene. Eu que sou um devorador de Machado, tenho a antologia (que achava ser completa) e não consta esse. Vou atrás. Obrigado pela ótima resenha. Abraços. Paz e bem.
olha uma coisa que eu não gosto é de Machado de Assis... Só o li por obrigação mesmo!
Sei lá... Acho que ele escreve meio difícil!
Escritor brasileiro para mim é Viriato Correia, José de Alencar (q eu adoro)!
bjo garotas
Adoro Machado de Assis e toda sua literatura. Não conhecia o livro e acho o tema fascinante. Ótima dica!
beijos
Jacilene, que dica excelente. Li muito Machado de Assis e seus contemporâneos. Mas ele é sublime. Esse livro assim editado de uma forma mais modernizada deve ser muito bom.
Valeu!
Bjao
Postar um comentário