terça-feira, 15 de junho de 2010

Dia do qualquer coisa! Ler na tela é o mesmo que ler em folhas de papel???

Hoje é o nosso dia de postar qualquer coisa! E vamos de pergunta!

Ipad, Kinddle e por ai vai, são promessas de que o livro impresso no papel  terá um fim.

Já outras pessoas dizem que o cheiro, o prazer de ver as páginas sendo passadas e toda a experiência fisica que o livro impresso proporciona nunca deixará de existir.

Algumas pessoas simplesmente baixam os livros na internet sem nem ao menos pagar pelos direitos de um autor que tanto trabalhou para trazer aquela obra bacana para a vida leitor. Sabe-se lá que leitor que trabalha de graça.

Nós do blog temos nossa opinião, mas e vocês? Tirando todas as vertentes de se é certo ou não, moderno ou não a pergunta é: Ler em uma tela é o mesmo que ler em folhas de papel?

E aproveite para participar do sorteio do livro da Leila Rego!!! É simples, como tudo por aqui! Clique aqui e responda: além do livro o que você gostaria de ganhar de dia dos namorados? Pronto, já está concorrendo! Clique aqui!  O resultado sai no dia 20!

Beijos

Flavia e Georgia

18 comentários:

Mylla Galvão disse...

Garotas,
Vcs falaram a coisa certa:
"(...)o cheiro, o prazer de ver as páginas sendo passadas e toda a experiência fisica que o livro impresso proporciona nunca deixará de existir!"
Prefro mil vezes um livro, é bom demais manusear eles!!!
Adoro uma biblioteca!

Leci Irene disse...

Não existe nada que possa substituir o prazer de ver, folhar, sentir o livro, analisar antes de ler... ter o livro em mãos e poder deixar marcado para ler depois qdo não puder prosseguir na leitura!

Pedrita disse...

eu canso de ler na tela e não sou só eu. só pela quantidade de gente q não lê em detalhes textos pequenos de blogs q visitam, imagine ler páginas e páginas. e tinta da impressora está pela hora da morte. e deixar a conta pra chefe ou pai tb não é bacana. com livros incrível em sebos a R$ 5,00, não há pq ler na tela. e dá pra levar o livro onde for, dentista, metrô, ônibus (com cuidado qd anda pra não machucar a vista). a bateria de laptops não aguenta tanta avidez da leitura. melhor o livro mesmo. beijos, pedrita

Madame Mim disse...

Oieee
Eu amo também o cheiro de livro!!!
Bjs

Bia disse...

Só leio online quando não tem jeito viu... mas odeio! Doi os olhos, o pescoço, não dá para levar para todo lugar...

Cynthia Totus Tuus Mariae disse...

De jeito nenhum!! Ler no papel é MMMMMMMUUUUUUIIIIITTTTTTOOOOOO melhor!!! Vcs já deram aquela fungada num livro novinho que acabamos de comprar na livraria??? É insubstituível!! Não troco meus livros por tela nenhuma!! Eu até baixei 2 livros no meu Iphone....é até legalzinho passar as páginas mas não tive tesão nenhum de ler no celular....Prefiro papel!
Apesar das modernidades acho ificil acabar o livro de papel, especialmente no Brasil onde quase ninguem tem $$$ para ter um leitor digital.

Sonica disse...

NÃO NÃO NÃO!
Estou lendo um na tela, por não ter achado p/ comprar, mas é muito diferente!!!!!!P/ falar a verdade, muito chato!
Bj,

Dona Cris Oliveira disse...

Ah gente, não tem nada igual ao livro impresso, o cheiro do papel...mesmo que seja um livro velho. Eu não consigo ler nada muito extenso no computador, rssssss

Sou mesmo fã do bom e velho impresso.

Estou lendo A Cabana...quando terminar volto para contar, hehehehehe

Beijão procêis!!!

A Sociedade do Livro disse...

Eu não troco o livro na mão, por ler no computador! Adoro livros e gosto de vê-los na minha estante depois de ler!

Sonhos melodias disse...

Concordo com todas. ter um livro nas mãos, folheá-lo, cheirá-lo. Levá-lo onde for. Não sou contra a tecnologia, muito pelo contrário, mas ler ainda é melhor no formato impresso. Acredito que o livro digital será apenas mais uma ferramenta a disposição de todos.
Bjs

Luciano A.Santos disse...

Os livros digitais não tem o charme dos impressos, e, pessoalmente, meus olhos reclamam bastante depois de 20 minutos de leitura. Os livros impressos possuem corpo, peso, é quase um ser.

E, ademais, se acabarem com os livros impressos, para que servirão as estantes?

Abraços.

Cíntia Mara disse...

Não, a mesma coisa eu acho que não é. Eu gosto do prazer de pegar um livro novinho, curtir a capa, olhar o acabamento, folhear... Eu leio e-books e não sinto o desconforto visual que muitas pessoas alegam. Então acho que o livro pode conviver pacificamente com os readers modernos.

Não vou participar da promoção porque já tenho o livro. Boa sorte para que estiver concorrendo.

Beijos

Clara disse...

Ler livros pela internet é muito frio, distante e me dá dor de cabeça!

Nada substitui o toque do papel, as ilustrações, a capa, até o cheirinho! Livros são mágicos.

Quanto aos direitos autorais, é o mesmo caso das músicas: Talvez não seja certo, mas quem vai barrar?

Anônimo disse...

Deuzulivre! hahahaha
Vi na TV um trem que Apple lançou que é uma placa só que pode ler livros..
Não comigo não funciona. O melhor de ler é ver quanta coisa boa já leu e está ainda na metade do livro.
O cheiro tbm é bom.Mas sem falar que tu tem aquela obra por sua eternidade mortal.Já no computador... putz o meu vive dando "pau".
Sei lá, eu não curto isso.Lógico, procuro as obras pela net, me facilitou a vida.Leio sinopses e até mesmo introduções... mas daí ler um livro inteirinho? e as vistas ficam como? hahahaha

Anônimo disse...

Já lí no computador e não cansei, como muita gente se queixa. Mas a "experiência" de se ler um livro físico não é nem de perto a mesma. Com um livro digital, por exemplo, não podemos fechar o livro e ficar 'namorando' a página enquanto processamos os últimos acontecimentos. rsrs
O que me deixa com vontade de comprar um leitor digital é pela praticidade e menor peso/volume na mala.
Já sobre substituicão, acho que o livro nunca vai ser substituído, assim como o jornal não foi, mesmo com tantas publicacões online.

Carolina Pombo disse...

Ler na tela pra mim só quando for à trabalho, estudo ou pelos blogs da vida! Literatura, revistas e jornais ainda prefiro ler no papel, na minha rede, dando umas olhadelas para a linda vista do Cristo aqui de casa, com um chazinho a tira colo... To parecendo uma vovó? rsrsrsrs

Beijos

Renata! disse...

Hummm...nao gosto de ler no computador! Gosto de sentir o livro, e tb leio na rua, no onibus, trem! Muito dificil ler em casa!

beijinhos

Ingrid disse...

Concordo que é bem melhor ler no papel...
Já li na tela e é chato e cansativo,não tenho paciência...
Nada melhor que sentir um livro nas mãos,poder folear,levar pra qualquer lugar...
Enfim!Adoro ter livros na minha estante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...