segunda-feira, 31 de maio de 2010

A rainha do castelo de ar

A Rainha do Castelo de Ar - Terceiro livro da trilogia Millennium
688 páginas - Companhia das Letras

Por que leu esse livro?
Por que já tinha lido os dois primeiro da trilogia: “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” e “A Menina que Brincava com Fogo” e peguei gosto pela narrativa do autor. Queria saber a continuação da história.

O livro é sobre...
É sobre muitas coisas: a capacidade dos personagens de construir ou não relações afetivas, tanto em um nível amoroso/sexual, quanto familiar. Mas é também uma trama policial que tem como pano de fundo a cobertura e a proteção que o serviço secreto sueco deu a um espião russo durante décadas e as conseqüências desse ato. Nesse terceiro volume, vemos a conclusão de muitas histórias que começaram a ser contadas desde o primeiro. Não dá para contar o enredo por que o mistério é a alma dessa trilogia.

Pontos Fracos?
Nesse terceiro livro,o autor parece que perde um pouco o fôlego inicial. Os diversos personagens que brilharam nos primeiros volumes ficam meio apagados e algumas partes da trama, sem explicação. Como se Stieg Larsson ainda estivesse planejando mais um livro,embora tenha entregado esses três volumes juntos ao seu editor, um pouco antes de morrer.

O que achou mais interessante?
O mais interessante é sem dúvida o foco na personagem Lisbeth Salander. É a mais bem construída e é de fato fascinante: uma moça de 26 anos, de inteligência muito acima da média, expert em internet a ponto de ser uma hacker. A trajetória de vida dessa personagem e suas ações são a grande força dos dois primeiros volumes, e desse ainda.

Para quem recomenda?

Para quem já leu os dois primeiros. Mesmo sendo o mais fraco, ainda é interessante e vale a pena.

Nota?
7,5.
Camille

7 comentários:

Renata Peixoto disse...

Concordo. Li os três e, sem dúvida, esse é o mais fraco. Na minha opinião o volume 2 é o melhor.
Mas, de qualquer maneira, vale a leitura.
Bjão

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu li todos os três e achei o número 2 mais fraco, ms também bom. Gostei mais do 1° e do 3° e concordo que ele ainda escreveria um 4° se nao tivesse morrido, pois ele deixou muita coisa em aberto como: Quem era mesmo a irma de Lisbeth? E o irmao doido dela que conseguiu fugir e que certemente iria querer vinganca?

Eu geralmente nao leio livros de série, pois detesto ficar presa a uma conseqüência, mas este tipo de livro é totalmente independente um do outro. Podendo ler apenas um sem problemas.

Valeu Cam.

Curiosa disse...

Estou louca de vontade para ler essa trilogia.
Ela me chama a atenção.
Não li nenhum da sequencia ainda, mas quero.
Bem, talvez seja menos interessante como ela disse, só que... Eu quero.
Conto para v6 depois.
=D

Anônimo disse...

É mesmo, nao tinha pensado no irmao doido que poderia sim querer vigança no quarto volume. So fiquei curiosa com quem seria essa irmã. Acho que podemos inventar uma historia para ela. O que voces acham?
Agora falando mais serio ( é porque falei serio quanto a idéia de inventar a personalidade da irmã), muito obrigada meninas, Georgia e Flavia por me chamarem de novo. Adoro compartilhar e o blog de voces é muito bacana. Uma honra participar dele uma vez mais.
Beijos,
Cam

Anônimo disse...

Camile, o Stieg Larsson não só planejava um 4o livro como já tinha escrito mais da metade. O problema foi que como ele não era casado com a parceira dele, ela não ganhou 1 centavo depois da morte dele. Tudo foi para o pai e o irmão, que só ano passado fizeram um acordo e deram um tanto pra ela, então ela por vinganca disse que não vai entregar o computador onde existe esse 4o livro pra que terminem e publiquem.
Já ví os 3 filmes que fizeram aqui na Suécia, e lí que o Brad Pitt está sendo cogitado pro papel do Blomqvist. Nada mal, né?
Se quiserem ver os atores do filme sueco (a Lisbeth é muito muito boa), é só colocar o nome do livro no Google (Män som hattar kvinnor).
Beijos

Leci Irene disse...

Meninas, estes são livros que já pedi de presente do dia dos namorados!

Cíntia Mara disse...

Tenho lido muitos elogios a esta série, quero ler em breve.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...